Sites do Distrito Federal entram na mira do grupo Anonymous

Publicado em: 21/01/2012

A “guerra virtual” deflagrada essa semana ainda não arrefeceu e na manhã deste sábado (21) o Governo do Distrito Federal entrou na mira. Sites do domínio df.gov.br estiveram fora do ar. Pelo Twitter, os hacktivistas do Anonymous assumiu a autoria do ato, afirmando ainda que mais de 100 domínios da web foram desligados. O grupo postou no microblog que “Depois de invadir o www.brasilia.df.gov.br, todos os servidores foram desligados”.

Outros sites de gravadoras também foram atingidos, como o site da cantora Paula Fernandes, que é contratada pela Universal Music.

Os ataques que têm sido feitos são uma maneira mais simples de interferência e não chega a comprometer dados. São os chamados DDoS  (Distributed Denial of Service), que sobrecarregam o servidor impedindo o funcionamento  temporário do domínio.

World War Web – A ação dos hacktivistas está sendo reconhecida mundialmente pela alcunha de “World War Web”, ressignificando a sigla WWW. Foi deflagrada na última quinta (19), após o fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload.com e prisão de quatro dos empresários responsáveis pelo domínio, acusados de pirataria online e violação de direitos autorais. O site tem sede em Hong Kong e os empresários foram presos em Auckland na Nova Zelândia. As sanções fazem parte de uma ação do FBI (Federal Bureau of Investigations).

Instantes depois, o grupo Anonymous iniciou a “operação Megaupload” tirando do ar sites do governo estadunidense e de várias gravadoras, em retaliação. Além disso, o grupo protesta contra os polêmicos projetos de lei Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect IP Act), que proibiria as empresas dos EUA de fornecer publicidade financiamento, links ou outras formas de assistência a sites estrangeiros envolvidos na pirataria e daria ao Departamento de Justiça poderes para interferir no funcionamento desses sites.

Após a série de ataques virtuais, o Senado e a Câmara estadunidenses voltaram atrás e adiaram a discussão dos projetos. Ainda assim, o grupo Anonymous afirma que só acaba com a guerra, quando o serviço do Megaupload.com for reestabelecido.

Confira aqui a lista de sites do DF derrubados e aqui, a lista de todos os sites atacados. 

Artigos relacionados