Sindec lança boletim de atendimentos dos Procons em 2011

Publicado em: 17/01/2012

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça (MJ), lançou, na última sexta (13), um boletim detalhando o atendimento aos consumidores realizado em Procons de 23 estados do país e do Distrito Federal. Os dados integram o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e revelam que, do total de 1,6 milhão de atendimentos registrados, o grupo Itaú lidera o ranking com 81.946 atendimentos. Em seguida estão a Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim-Intelig (27.102).

Juliana Pereira, diretora do DPDC acredita que o boletim pode ser uma ferramenta para o consumidor evitar as empresas que mais apresentam problemas, além de incentivas a mudança em empresas. “Além de dar transparência ao trabalho de atendimento ao consumidor realizado pelos Procons, o boletim também tem como objetivo incentivar o mercado a aprimorar a qualidade de seu atendimento e o respeito ao consumidor”, afirma.

De acordo com o DPDC, a publicação consolida as informações sobre as principais áreas da economia que levaram os consumidores a procurarem os Procons em 212 cidades brasileiras e os problemas mais recorrentes enfrentados por eles.

Dados – Segundo o Boletim Sindec 2011, os assuntos mais demandados são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%).

E os principais problemas enfrentados pelos consumidores são: 35,46% com cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc), 19,99% com ofertas, 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).

As mulheres representam 54,69% das pessoas que procuraram os Procons em 2011. A maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos. Os jovens até 20 anos somam 2,12%, o menor percentual registrado. Porém, é um número importante, pois representa mais de 22 mil jovens consumidores que conscientes de seus direitos procuraram os Procons.

Acesse aqui o Boletim Sindec 2011.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Da Justiça.

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