Nesta quarta (04), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia o tratamento de radioterapia para combater um câncer de laringe, diagnosticado em outubro. Também hoje é o início da luta da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que já está internada no hospital de Austral em Pilar se preparando para passar por uma cirurgia, para retirar um tumor da tireoide nesta manhã.
De acordo com o boletim médico assinado pelo médico Rubens de Britto, o estado da laringe de Lula é normal e que ele não apresenta problemas de deglutição. O ex-presidente terminou a primeira etapa do tratamento com a última das três sessões de quimioterapia no dia 13 de dezembro.
Os médicos informaram ainda que os primeiros exames mostram que o tumor reduziu 75% de tamanho, mas a radioterapia é necessária, por ser a parte curativa do tratamento.
Já Kirshner começa hoje o tratamento de um câncer na laringe. A operação foi marcada para as 8 horas (9 horas no horário de Brasília). A previsão é de que dure de duas a três horas e depois Cristina deverá ficar em repouso por 72 horas. De acordo com Santiago Zund, oncologista da equipe responsável pelo tratamento de Kirshner, o prognóstico presidente é positivo.
O câncer da presidente argentina foi anunciado em 27 de dezembro pelo porta voz do governo. Ela possui o tipo mais comum de câncer na tireoide e por isto, os médicos que a acompanham acreditam que a presidente argentina deve se recuperar plenamente e levar uma vida normal depois da cirurgia.
No hospital foi montado um forte esquema de segurança. Simpatizantes da presidente fizeram fila desde a noite de terça (03) em frente ao hospital portando cartazes dizendo “Fuerza Cristina”.
Foto, Agência Brasil.