Em protesto contra Sopa e Pipa, sites ficarão fora do ar nesta quarta

Publicado em: 17/01/2012

Tudo indica que será nesta quarta (18) o prometido blecaute do grupo de sites NetCoalition em protesto contra o Stop Online Piracy Act (SOPA), projeto de lei que prevê a regulação da internet em discussão no Congresso dos Estados Unidos da America e o Protect IP Act (Pipa). O NetCohalition integra sites como Facebook, AOL, eBay, Foursquare, Google, LinkedIn, Twitter, PayPal, Mozilla e Yahoo e informou a intenção de fazer o protesto desde o dia 30 de dezembro pela Fox News.

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales (foto) confirmou a participação da enciclopédia online em seu perfil no microblog Twitter. Através de um porta-voz, o Google disse que “como muitas empresas, empresários e usuários da web, nos opomos a essas leis porque há formas mais inteligentes e direcionadas para bloquear sites estrangeiros desonestos sem pedir a empresas americanas para censurar a internet. Amanhã estaremos juntando muitas outras empresas de tecnologia para destacar esta questão em nossa página inicial dos EUA”.

Recentemente, Markham Erickson, diretor-executivo da NetCoalition, afirmou que, apesar de drástico, o blecaute é considerado, mas não dá detalhes da ação e diz apenas que as páginas desses sites podem apresentar avisos anti-censura, durante o dia de protesto.

Offline – Durante o protesto desta quarta (18) a versão em língua inglesa da Wikipédia, promete que ficará fora do ar por 24 horas e quem acessar o site, verá um comunicado da Fundação sobre os dois projetos de lei, em vez do conteúdo habitual. Por sua vez, o Reddit promete tirar do ar as operações de compartilhamento, mostrando sua declaração contrária aos dois projetos e transmitindo ao vivo a audiência que discutirá o Sopa.

O protesto do Google deve ser a postagem de um link em oposição ao projeto em sua página inicial nesta quarta-feira. Através de um comunicado, a Google afirmou que se juntará à Wikipédia e ao Reddit nesta quarta, contra os dois projetos que preveem o bloqueio de sites de compartilhamento de conteúdo que firam direitos autorais.

O servidor de troca e armazenamento de arquivos Scribd recentemente fez um protesto contra a lei. Quem acessava o site, se deparava com um gradativo desaparecimento de palavras dos documentos hospedados no site. O Mozilla também já fez uma ação de blecaute.

A Sopa e a Pipa– A Sopa é uma proposta de lei que pretende acabar com a pirataria on-line, mas favorece estúdios de cinema, gravadoras e empresas de mídia em geral. Além disso, pretende eliminar o compartilhamento de conteúdo protegido por direitos autorais desativando os sites suspeitos de infringir as normas de distribuição, além de prever prisão para os acusados. Já a Pipa, se aprovada, dará autoridade ao procurador-geral dos EUA para bloquear domínios de internet.

Ambos projetos tramitam no Senado dos Estados Unidos e responsabilizam os sites pelo conteúdo postado por usuários e caso algum conteúdo seja considerado ilegal, a punição pode ir para os donos do site que hospeda o conteúdo. Em novembro passado, a NetCoalition enviou uma carta ao Congresso americano mostrando a preocupação geral em relação à lei e as consequências que traria para a indústria e para a “cibersegurança nacional”.

Foto, Wikipedia.

Artigos relacionados