Quem diria, mas o autor da controversa lei Sopa (Stop Online Piracy Act), o republicano Lamar Smith, membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos talvez seja vítima de sua própria lei, já que foi flagrado violando o direito que ele propõe punir com prisão: o copyright, ou direito autoral.
Após publicarem o primeiro rastilho, Lamar jogou água na pólvora para tentar se safar, mas o fato é que o congressista estadunidense mantinha em seu site oficial uma fotografia como pano de fundo, sem dar créditos ao autor. A denúncia é do site Vice.com, que descobriu que a imagem é do fotógrafo DJ Schulte , que não foi contatado pela equipe de Lamar para autorizar a sua publicação. De acordo com a Sopa que ele mesmo preparou, o site de Smith poderia ser bloqueado por estar utilizando material sem autorização.
Violação descoberta – Em seu texto, o Vice.com relata que, ao checar se tudo no site oficial de campanha do Lamar estava livre de crimes contra os direitos autorais, descobriu o lapso. “Ele usa muitas fotos de banco de imagens em seu site — duas que consegui rastrear são até da mesma agência de fotografia. Contatei a agência pra saber se ele realmente estava pagando para usá-las, mas me disseram que é muito difícil pra eles checar se alguém realmente tem permissão para usar suas imagens”, publicou o site.
Em seguida, o Vice.com foi além e acessou numa versão arquivada, antes da Sopa do site (foto ao lado). “Esse é um screenshot da página como ela era visualizada no dia 24 de julho de 2011. E era essa imagem de fundo que o queridão estava usando. Eu consegui rastrear a imagem até DJ Schulte, o fotógrafo. E adivinha? Parece que alguém esqueceu de colocar os créditos. Contatei o DJ pra descobrir se o Lamar tinha permissão para usar a imagem e ele me disse que não tinha registro de nenhum Lamar, nem ninguém de sua organização, requerendo permissão para usá-la”.
O DJ afirmou que se alie for realmente aprovada, talvez jogue água na sopa de Lamar. “Não vejo em nenhuma parte da captura da tela que você me enviou nada atribuindo a foto a mim. Então minha conclusão é que a organização de Lamar Smith fez uso indevido da minha imagem. Então de acordo com a SOPA, se passar, talvez eu possa processar o www.texansforlamarsmith.com”.
Com informações e foto, Vice.com.