Brasília está na fila para a implantação da Cidade Digital

Publicado em: 30/01/2012

Na última sexta (27), Cristiano Araújo da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Distrito Federal e Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações, se reuniram para tratar da implantação de uma Cidade Digital em Brasília. O Ministério das Comunicações deve lançar edital para as Cidades Digitais em fevereiro, e deve beneficiar 80 municípios, a partir de abril, em parceria entre a administração pública e a sociedade civil visando à implantação de infraestrutura de conexão.

O próximo passo da SECTI deve ser um mapeamento para escolher uma cidade do DF que atenda às necessidades do edital, para a construção de redes locais de comunicação, para basear a produção e a oferta de conteúdos e serviços digitais e facilitar a apropriação de tecnologias de informação e comunicação pela gestão pública local e pela população. Cristiano pretende apresentar a cidade escolhida ainda no 1º semestre de 2012.

O programa prevê a instalação de locais públicos de acesso gratuito à internet, além de bolsas para formação de agentes de inclusão digital, para que estes atuem como monitores e multiplicadores em espaços de uso das tecnologias digitais. “É fundamental a secretaria trabalhar para garantir a conectividade de toda população do DF, e a Cidade Digital é uma ótima ferramenta para tornar isso possível”, afirmou Araújo.

Na reunião, Paulo Bernardo afirmou que até a Copa das Confederações, em 2013, o 4G estará funcionando nas áreas centrais de acesso e promoção da Copa, conforme estabelecido pela FIFA. Já em 2014, a ideia é que o projeto esteja totalmente consolidado em Brasília.

Com informações e foto da Agência Brasília.

Artigos relacionados