Santos de presépio decapitados na Asa Norte: Intolerância ou vandalismo?

Publicado em: 20/12/2011

No último fim de semana o presépio instalado pelos moradores da quadra 202 Norte, em Brasília foi atacado e duas de suas imagens foram decapitadas. Os moradores não sabem dizer o que houve e segundo o delegado da 2ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte nenhuma ocorrência foi registrada.

As imagens de Nossa Senhora e de São José amanheceram decapitadas no sábado. Na 202 norte, a opinião mais consensual era que o ato tem sinais de intolerância religiosa: as cabeças das imagens foram arrancadas e levadas e resto da estátua foi virado de costas para a rua.

De acordo com moradores, o presépio é montado na área de lazer da quadra há 15  anos e, pela primeira vez, foi alvo de um ataque. As informações são do Correio Braziliense e do Portal G1. De acordo com o dono da banca de jornais da 202 Norte há 12 anos, Robervan Arruda, quando ele teria saído do local, pelas 19h30 da sexta estava tudo normal. “Se fosse vandalismo tinham quebrado. Já roubaram peças, mudaram de lugar, mas isso, nunca. Ainda viraram os santos de costas”, afirmou.

A prefeitura da quadra instalou a decoração natalina no fim de novembro. Além do presépio, anjos iluminados, pisca-piscas e papais noéis também fazem parte da ornamentação da entrada da quadra. Há 15 anos os enfeites são colocados no local. De acordo com prefeito, Hajime Habe, o problema já foi resolvido, com a compra de outras peças e um vaso de pimentas foi colcado no presépio, para, segundo Habe,  “tirar o mau-olhado”.

Foto, Correio Brasiliense.