Presépio hondurenho mistura o Natal com as mortes de Gaddafi e Bin laden

Publicado em: 24/12/2011

O que Jesus Cristo, Osama Bin Laden e Muamar Al Gadaffi têm em comum? Pergunta difícil de responder, mas em um shopping de Tegucigalpa, capital hondurenha, um presépio natalino feito pelo arquiteto e ex-ministro de Relações Exteriores hondurenho Fernando Martínez traz representações dos três.

A obra, que está causando polêmica traz cenas do nascimento de Jesus, e das mortes do líder terrorista Osama bin Laden e do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi. O presépio traz ainda cenas da violência de gangues e tem até um letreiro com os dizeres “Limpe a polícia”, em alusão ao escândalo que levou o presidente Porfirio Lobo a prometer que demitiria da força policial todos que estivessem envolvidos com o crime organizado.

As imagens são de barro, madeira, metal e plástico e aborda aspectos religiosos, sociais, políticos, ambientais, artísticos e culturais e formam uma mini cidade com cerca de 100 metros quadrados. Martinez construiu o primeiro presépio junto com a mãe, em 1950 e desde 1985 ele cria cenários em grande escala, sempre  buscando mesclar temas atuais com o nascimento de Cristo em Belém, segundo ele. ”Eu sempre tento melhorar no design, usando princípios morais e cristãos para lembrar o nascimento de nosso senhor Jesus Cristo, o Príncipe da Paz”, disse o artista na inauguração da obra, que contou com mais de 30 policiais para fazer a segurança, devido o temor de alguma manifestação de religiosos.

Com informações e imagem da Agência Internacional de Notícias EFE.

Artigos relacionados