Maria de Nazaré dá a luz a gêmeos siameses: Jesus e Emanuel

Publicado em: 22/12/2011

Parece ficção científica ou roteiro para um Auto de Natal, mas aconteceu de verdade na ilha de Marajó, no estado brasileiro do Pará. Uma mulher de 23 anos chamada Maria de Nazaré deu luz a Jesus e Emanuel, gêmeos siameses. O parto acontece na madrugada de segunda (19), no Hospital Municipal de Anajás, no arquipélago de Marajó. Os gêmeos têm duas cabeças, dois cérebros mas dividem o mesmo tronco. Os exames mostram ainda que que os dois têm apenas um coração e que os órgãos vitais funcionam normalmente.

De acordo com o médico que fez o parto, o obstetra, José Brasil, Maria fez pré-natal, mas não se submeteu a exames de ultrasonografia durante a gestação. Já o diretor do hospital, Claudionor Assis de Vasconcelos, contou que a mãe procurou atendimento sentindo fortes dores e optou pela cirurgia cesariana, após a anomalia ser identificada por alguns procedimentos. Segundo os médicos, se o método escolhido não fosse esse certamente a criança nasceria morta.

Transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Belém, o recém-nascido foi submetido a uma série de exames e encontra-se sob regular estado geral, mantendo desconforto respiratório “leve/ moderado em oxigenioterapia; porém, hemodinamicamente estável”, segundo nota divulgada pela Santa Casa. O comunicado diz ainda que o bebê passará por exames específicos e já foi avaliado por vários especialistas, que descartaram, até o momento, a possibilidade de cirurgia, mas o estado de saúde inspira cuidados especiais enquanto os médicos trabalham em um diagnóstico mais completo do caso.

A mãe de Jesus e Emanuel passa bem e já teve o primeiro contato com as crianças, acompanhada por uma assistente social.

Dois em um – A médica Neila Dahas, diretora assistencial da Santa Casa s crianças destaca a importância do entendimento de que são duas crianças, e não uma criança com duas cabeças, que “acabaram nascendo acoladas por causa do atraso na divisão celular, que só aconteceu após o 13º dia de fecundação, ocasionando a anomalia”.

Com informações e foto do Diário do Pará.

Artigos relacionados