Hoje (19) a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (PT), disse que pretende investir no aparelhamento e na qualificação das Forças Armadas. Para a presidenta, é fundamental esse investimento, no intuito de diminuir as vulnerabilidades e para que o país possa assumir no cenário internacional a posição que pretende. O anúncio foi feito na solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos.
Dilma também pretende promover maior integração das três Forças, através e uma articulação institucional via Ministério da Defesa. “O país com o qual sonhamos precisará cada vez mais de Forças Armadas equipadas e qualificadas para o cumprimento de suas atribuições. Um país que pretende ter dimensão internacional tem que ter nas Forças Armadas um exemplo da sua capacidade e da sua competência”, afirmou.
Durante a solenidade, a presidenta defendeu ser preciso que o Brasil assuma uma política de defesa assertiva, necessária ao desenvolvimento econômico e também a uma política externa soberana. “Para construir uma grande nação é fundamental dispor de capacidade na defesa dos interesses, pelos mais diversos meios”, acrescentou.
França – Ela reafirmou a intenção de investir para incrementar a indústria nacional de defesa com o desenvolvimento de tecnologia própria, estratégia que ressaltou na semana passada ao se reunir com o primeiro-ministro francês, François Fillon. A França é um parceiro estratégico do Brasil na área de defesa. O país tem com o governo brasileiro, uma parceria na área tecnológica, através de grandes contratos no setor, envolvendo a construção de helicópteros e submarinos.
Com informações e Foto da Agência Brasil.