CLDF lança Frente Parlamentar contra DST’s e AIDS na segunda

Publicado em: 10/12/2011

Na segunda (12), a Câmara Legislativa do Distrito Federal irá lançar a Frente Parlamentar Suprapartidária de Prevenção e Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e Aids. O evento é uma iniciativa da deputada distrital Rejane Pitanga e será realizado no auditório da Casa, às 19h.

A criação da Frente na Câmara Legislativa terá a missão de apoiar e articular a apresentação e aprovação de proposições legislativas que fortaleçam a implementação e ampliação de ações de prevenção, promoção e assistências às DST/AIV/Aids na rede pública de saúde.

Rejane Pitanga lembra que, dentre os princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), consta o princípio da equidade, mas que no Brasil existem disparidades sociais e regionais e, portanto as necessidades de saúde variam, daí a importância da inclusão deste princípio na formulação das políticas de saúde.

Estatísticas – De acordo com dados informados pela assessoria de comunicação da distrital Rejane Pitanga, desde a identificação do primeiro caso de Aids no DF, em 1985, até julho de 2009, já foram identificados 6.227 mil casos da doença. O maior coeficiente de incidência da Aids foi registrado em 2003, com 25,4 registros de casos por 100 mil habitantes.

As DST’s constituem o agravo com maior número de notificações à SES-DF. De 1976 a 2001 foram 4.603 novos casos de doenças sexualmente transmissíveis.