Doadores de sangue são homenageados na Câmara Legislativa

Publicado em: 24/11/2011

A solidariedade dos brasilienses foi lembrada durante sessão solene na Câmara Legislativa, na manhã de hoje (24). Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), o deputado Professor Israel debateu a importância da conscientização da população sobre o ato que salva vidas. Isso porque a média das doações em Brasília está acima do número nacional.

Na capital federal, 2,25% da população são voluntários contra 1,25% registrado no País. Essa marca, no entanto, está abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3 a 5% da população.

Para o deputado Professor Israel, a cidade precisa de mais voluntários como Mariano Álvaro, advogado de 31 anos. Ele começou a dor sangue aos 18 e, desde então, retornou ao Hemocentro 36 vezes. Por seu gesto, foi homenageado durante a solenidade, ao lado de outros doadores. “Morro de medo da agulha, mas a sensação de saber que estou ajudando alguém compensa, vale à pena”, disse Mariano.

Juventude solidária

No plenário, inúmeros estudantes acompanharam a solenidade. “Se a juventude abraçar esta causa, os bancos de sangue estarão sempre cheios”, disse o deputado. Presente no evento, a diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Beatriz Soares, reiterou o pedido. “Hoje, no Distrito Federal, 40% das doações são feitas por jovens. Se vocês entrarem nesta luta, tenho certeza que teremos, no futuro, uma situação mais confortável”, alertou.