Em Julho, Metrô do DF terá vagão exclusivo para mulheres e deficientes

Postado por .Simone de Moraes 14:29:00 08/06/2013

Crédito : Reprodução

A partir de 1º de julho as mulheres e pessoas com necessidades especiais terão, em caráter experimental, um espaço reservado no sistema metroviário, de acordo com o anúncio feito nesta sexta (07) pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O vagão atende ao disposto na Lei Distrital 4.848/2012, que estabeleceu que o metrô tivesse um local exclusivo para as mulheres e pessoas com necessidades especiais desde julho do ano passado. 

O espaço exclusivo será um dos trens que atualmente é destinado aos cadeirantes, ficará no primeiro carro do metrô, próximo à cabine do motorista, enquanto os outros serão de uso misto e funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (das 6.45 às 8.45 e de 16.45 às 20.15), e não se aplica aos feriados. “Julho será o mês de testes para sabermos como as pessoas e o próprio sistema irão reagir à mudança. Vamos avaliar a situação de acordo com os ajustes necessários, pois nosso foco é sempre a satisfação dos usuários”, informou a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi. 

 

A lei que reserva um vagão no metrô para mulheres e portadores de necessidades especiais em horários de pico foi sancionada em junho do ano passado. Os autores do projeto são Eliana Pedrosa (PSD) e Evandro Garla (PRB).

O sistema metroviário do Distrito Federal tem 29 estações, que atendem mais de 160 mil pessoas por dia. 

Disqus
Facebook
Twitter
Assine nosso Boletim

Publicidade
Camara em pauta

© 2010-2013. Todos os direitos reservados