Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

PSDB vai ao STF para anular reeleição de Rafael Prudente na CLDF

Postado por Simone de Moraes

16/12/2020 16:00


Crédito: Reprodução

O PSDB ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a imoral reeleição de Rafael Prudente para presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e de toda Mesa Diretora. A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada na segunda-feira (14/12), um dia antes das eleições na Casa.

De acordo com o presidente do partido no DF e autor da ação, senador Izalci Lucas (PSDB), o intuito é fazer com que o procedimento de eleição seja o mesmo que o adotado em âmbito nacional. “A reeleição dos presidentes do Senado Federal e do Câmara dos Deputados não foram autorizadas. Sendo assim, como parte do Poder Legislativo, a CLDF deveria seguir as mesmas regras”, argumentou ao Correio.

Segundo o parlamentar, o relator do processo, o ministro Kassio Nunes, deseja ouvir um posicionamento da Câmara Legislativa do DF e do Ministério Público antes de levar a questão à plenária.

Reeleição

Nesta terça-feira (15/12), o  deputado distrital Rafael Prudente (MDB) tornou-se o primeiro presidente reeleito da CLDF. Após alteração na Lei Orgânica no ano passado, a recondução dentro do mesmo mandato passou a ser autorizada. A própria mudança foi uma vitória do emedebista. Antes dele, diversos nomes tentaram emplacar a alteração, mas acabaram fracassando.

Toda essa lambança imoral teve o apoio dos distritais Chico Vigilante e Arlete Sampaio, ambos do PT.

Em âmbito federal, os atuais presidentes da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, tentaram concorrer à reeleição. A ação, porém, foi julgada inconstitucional e barrada pelo STF.

Defesa

De acordo com o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que não mede esforços em suas ambições particulares, a ação do PSDB fere a Constituição Federal. “É previsto que o Poder Legislativo dos Estados e Municípios tenham autonomia. É diferente do que ocorre em âmbito federal”, disse. Delmasso.

 

Com informações do Correio Braziliense

 

(Visited 1 times, 1 visits today)