Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Distritais defendem que o GDF elabore um plano de vacinação

Postado por Simone de Moraes

9/12/2020 9:09


O início ou a proximidade da vacinação em massa contra o novo coronavírus em diversos países levou os deputados distritais a exigirem do GDF a elaboração de um plano para quando a imunização chegar ao Distrito Federal. “Hoje, houve uma reunião de governadores para tratar da questão, mas o governador Ibaneis Rocha não compareceu”, destacou o deputado Chico Vigilante (PT), ao iniciar o debate sobre o tema durante a sessão remota da CLDF desta terça-feira (8). “Os postos de saúde e até os hospitais públicos não estão preparados, não possuem equipamentos necessários, por exemplo, para armazenar as ampolas”, alertou.

Na opinião de Vigilante, Ibaneis está seguindo o caminho “negacionista” do presidente da república. “Vou entrar na justiça com uma ação para que seja exigida do governo a apresentação de um planejamento”, informou. Já Arlete Sampaio (PT) classificou como “desrespeito e insensibilidade”, a posição dos governos federal e local diante da pandemia que já matou mais de 177 mil pessoas. Para ela, são necessárias providências urgentes: “As exigências para a imunização são muito grandes, por isso é imprescindível a adoção de um plano pelo DF e exigir do Ministério da Saúde um planejamento nacional”.

Por sua vez, o deputado Fábio Felix (Psol) salientou a apresentação de requerimento solicitando a criação, no âmbito da CLDF, de uma Comissão Especial destinada a acompanhar e fiscalizar a formulação de um plano de vacinação pela Secretaria de Saúde. Além dele, vários colegas assinaram a proposição. Felix fez uma cronologia do tratamento dado à pandemia pelo governo federal. “Caso se preocupasse com a economia, como afirma, o governo deveria ter um plano ousado de vacinação. Estamos no total atraso”, declarou.

Jorge Vianna (Podemos) acrescentou que o Brasil possui o que considera “o melhor programa de saúde”, o Plano Nacional de Imunização (PNI), que coordena e determina regras e insumos para a vacinação. Mas, chamou a atenção para “a briga comercial” em torno das vacinas. “Há um lobby forte dos laboratórios. Por isso, precisamos ficar expertos, com os olhos bem abertos”, conclamou. Segundo o distrital, necessitamos de respostas para questões como: temos capacidade de atender e de armazenar; além de um plano de ação. “Não podemos ficar parados”, afirmou.

O deputado Delmasso (Republicanos) também demonstrou preocupação com a logística:  “Quanto antes elaborarmos um plano, estaremos caminhando para sair da pandemia”. Ele concordou que o Distrito Federal dever apresentar seu próprio planejamento e colaborar para que o plano de vacinação do Ministério da Saúde também seja divulgado.

(Visited 1 times, 1 visits today)