Compartilhar
Tweetar

Cloroquina pode causar distúrbios psiquiátricos, diz agência

Publicado em: 30/11/2020

O Comitê de Segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), órgão que equivale à Anvisa no Brasil, divulgou na última sexta-feira (27) um comunicado em que faz um alerta sobre os riscos que o uso da cloroquina e hidroxicloroquina pode oferecer. Entre os riscos citados, estão distúrbios psiquiátricos e até mesmo “comportamento suicida”.
A substância é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro contra o coronavírus, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) desautorizar o uso do medicamento no tratamento de Covid-19 e especialistas afirmarem que o medicamento não tem eficácia comprovada contra a doença.
No comunicado, a EMA informa que atualizou as recomendações sobre a cloroquina e hidroxicloquina após uma revisão, iniciada em maio deste ano, dos dados disponíveis sobre as substâncias.

“As perturbações psicóticas e o comportamento suicida estão listados nas informações de alguns medicamentos contendo cloroquina ou hidroxicloroquina como efeitos secundários raros ou efeitos secundários que ocorrem com uma frequência desconhecida”, diz o texto.
“A revisão confirmou que distúrbios psiquiátricos ocorreram e às vezes podem ser graves, tanto em pacientes com como sem problemas de saúde mental anteriores. Com base nos dados disponíveis, a revisão mostrou que, para a hidroxicloroquina, os efeitos colaterais podem ocorrer no primeiro mês após o início do tratamento. Para a cloroquina, não havia dados suficientes para estabelecer um prazo claro”, completa a agência, recomendando a atualização das informações sobre os medicamentos que levam as substâncias.

Revista Fórum

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03