Movimento SOS Ribeirão Sobradinho organiza trilha ambiental no Entre Lagos

Publicado em: 18/09/2019

Ribeirão Sobradinho está com suas águas completamente poluídas pelo esgoto produzido pelas cidades de Sobradinho 1 e 2. A estação de tratamento da região é insuficiente para limpar o volume de águas servidas que esses núcleos urbanos produzem.

Além disso, o Ribeirão está ameaçado por ocupações irregulares, destruição das matas ciliares e aterramento ou represamento de nascentes. Uma das piores agressões é o avanço do condomínio irregular Alto da Boa Vista sobre área de preservação permanente onde brota o curso d’água.

Novas agressões estão sendo feitas, sem nenhuma obstrução dos órgãos de fiscalização ambiental. Uma tubulação, de grande diâmetro, já está pronta canalizando as águas pluviais do conjunto habitacional Itapoã Parque (em construção) para o Ribeirão. Essa canalização não é interrompida por bacias de contenção da energia das águas, como prevê a legislação ambiental. A tubulação cria o risco de inundação e destruição das matas ciliares e inundação de propriedades rurais, situadas a jusante do ponto de descarga das águas pluviais, pelo aumento adicional do nível rio, no periodo chuvoso, em função desse novo aporte.

Para lutar contra a degradação do rio, o movimento popular e ambiental SOS Ribeirão Sobradinho está realizando ações de mobilização e conscientização sobre a importância de se proteger o meio ambiente.

Vai acontecer no próximo dia 29 de setembro ( sábado), a partir das 10 horas, a segunda trilha de conscientização ambiental do Ribeirão Sobradinho. A concentração para a caminhada será no Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapoã/Paranoá, situado às margens do Ribeirão e próximo às suas 3 cachoeiras. Após a realização da trilha, haverá uma palestra com o professor de engenharia ambiental, Demetrios Christofidis, coordenador-geral de gestão de recursos hídricos, da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério de Desenvolvimento Regional.

A caminhada de 1,5 km é de baixa dificuldade e acessível a todos, da primeira à melhor idade, sem nenhum custo para os participantes.

O objetivo da caminhada, além da conscientização, é fazer uma ação direta na natureza. Os participantes receberão sacos para recolher lixo encontrado ao longo do percurso.

A trilha passará por três cachoeiras da região: a Forquilha, a Araripe e a Quilombo. A vista é bela para quem aprecia a natureza e o ar fresco. Só não se recomenda o banho, em função do alto grau de poluição do rio.

As águas do Ribeirão Sobradinho estão impróprias para consumo e uso, tanto para o lazer como para atividades rurais, como constatou análise de qualidade da água, realizada em 2011, por estudantes de pós-graduação em Saúde Coletiva, da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa concluiu que a qualidade das águas do ribeirão é insatisfatória, colocando a população em um ambiente de poluição e de risco em contrair doenças.

*Dicas rápidas**
Não esqueça de ir com roupas leves e próprias para caminhada e tênis. Leve protetor solar, repelente e boné. Como a caminhada durará até o horário de almoço, leve um lanchinho e água mineral. Ao final da trilha, é possível comer no Restaurante Rural, o estabelecimento trabalha com self service.

Sobre o
*SOS Ribeirão Sobradinho**
O movimento popular ambiental SOS Ribeirão Sobradinho foi criado em 2010. A ideia surgiu após uma pesquisa de mestrado de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) mostrar que as áreas de ocupação desordenada na região de Sobradinho estavam frágeis do ponto de vista ambiental.

Entre essas áreas estavam leitos de rios, córregos, ribeirões, nascentes e áreas de encostas, o que impede a ocupação. Após a verificação, iniciou-se uma campanha de sensibilização para a causa ambiental. Para promover essa revitalização, foram envolvidas a população, escolas públicas e particulares, igrejas, comerciantes, clubes de lazer e administrações regionais de Sobradinho I e II.

Desde então, o SOS Ribeirão Sobradinho vem promovendo diversas atividades e debates para melhorar os recursos hídricos da região. Grupos de trabalhos também foram criados para uma melhor organização, promoção de eventos e ações para ajudar na revitalização das águas.

*Anote aí!*

*Trilha SOS Ribeirão Sobradinho*

*Data:* 29/9 (domingo)
*Horário:* 10h
*Local:* Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapoã, no início da DF 250, que liga o Paranoá à Planaltina.
*Localização do Google:* bit.ly/trilhasosribeirao
*Para mais informações:* 99958-8414 José Leitão

*Comunicação SOS Ribeirão Sobradinho*

Informações adicionais podem ser obtidas com os coordenadores do movimento:

José Leitão
cel e zap +55 61 999588414