Responsive Ad Slot

PIB cai 0,73% em fevereiro com Bolsonaro afundando ainda mais a economia

Postado por Simone de Moraes

15/04/2019 16:17


Crédito: Reprodução

Sem projeto consistente para a economia o governo de Jair Bolsonaro não consegue fazer a economia decolar, o desemprego alcança 13,1 milhões de brasileiros, e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do PIB, registra queda de 0,73% em fevereiro na comparação com o mês anterior, segundo dados do Banco Central. As estimativas feitas pelo próprio mercado financeiro apontam para uma tendência de queda na atividade econômica para este exercício.

Segundo o relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), os economistas diminuíram de 1,97% para 1,95% a expectativa para a atividade econômica.

Para o ano se 2020, a expectativa do mercado financeiro para expansão da economia recuou de 2,70% para 2,58%. Os dados foram publicados na manhã desta segunda-feira (15/4) pelas autoridades monetárias.

Além disso, os agentes também acreditam que a inflação ficará acima de 4%. Na penúltima análise, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) era de 3,90%, mas, com a aceleração dos preços em março, puxada pelos alimentos e gasolina, os economistas elevaram a taxa para 4,06%.

Mesmo assim, o indicador ficará abaixo do centro da meta, que é de 4,25%. O objetivo inflacionário é definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem intervalo de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo de tolerância, permitindo que o IPCA varie de 2,75% a 5,75%.

 

Com informações do Correio Braziliense

(Visited 1 times, 1 visits today)