Responsive Ad Slot

Brasileiros nos Estados Unidos protestam contra Bolsonaro

Postado por Simone de Moraes

5/04/2019 22:15


Crédito: Reprodução

Brasileiras e brasileiros ativistas residentes nos Estados Unidos fazem um protesto amanhã, 6 de abril, contra o presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, em Boston.

O protesto tem o objetivo de cobrar uma resposta do presidente brasileiro às declarações que ele fez contra seus próprios compatriotas no canal de TV Fox News, quando em visita aos Estados Unidos, mês de março último.

Bolsonaro se referiu aos brasileiros que residem no país norte-americano como não possuidor de boas intenções, em sua maioria, e que migram para aquele país para viver na ilegalidade. A declaração repercutiu como uma bomba para os brasileiros residentes nos Estados Unidos, cuja maioria inclusive teria votado nele para presidente. Na semana da sua viagem aos Estados Unidos, o presidente Bolsonaro teria dito que os brasileiros no exterior envergonham o Brasil.

As declarações também soaram como uma desfeita ao presidente Donald Trump, considerando que a Fox News é o canal de TV ‘amigo’ do presidente norte-americano. A entrevista de Bolsonaro teria sido “arranjada” pela assessoria de imprensa do presidente Trump.

Na semana de sua viagem aos Estados Unidos, o presidente Bolsonaro havia assinado um decreto isentando turistas americanos e do Japão e Canadá de obtenção de visto para entrar no Brasil. Na oportunidade ele anunciou que pediria ao presidente Donald Trump que não fizesse o mesmo como troca de cortesia.

Na ausência do presidente Bolsonaro para dar uma satisfação aos brasileiros residentes no país estadunidense sobre as suas declarações ofensivas, os ativistas cobrarão resposta ao vice-presidente da república do Brasil, General Hamilton Mourão, que se encontra nos Estados Unidos para uma agenda política e de negócios. O General Mourão estará entre sábado e domingo em Boston, onde fará uma palestra na Universidade de Harvard, sobre os Cem Primeiros Dias do atual governo brasileiro na Brazil Conference, organizada pela Universidade de Harvard.

O protesto de Boston é organizado pelo Coletivo Boston Contra o Golpe será realizado às 16 horas, em frente ao Science Institute do MIT, uma das mais prestigiadas instituições de ensino nos Estados Unidos e ligado à Universidade de Harvard. Na oportunidade os brasileiros também protestarão contra a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, completando um ano. As manifestações nacionais em torno da prisão do ex-presidente acontecerão no dia 7 de abril, em Nova Iorque.

International Press Committee (IPC) constitui um grupo de jornalistas e produtores independentes que apoiam a US-Network https://www.facebook.com/democracybrazil/

IPC trabalha em conjunto com a Rede Defend Democracy in Brazil (RDD) Contatos: (EUA) Ana Alakija ana.alakija@gmail.com  l Ana Paula Vargas paula.vargas@gmail.com (Brazil) Simone de Moraes simonedemoraes2009@gmail.com  l Mery Bahia meryba2222@hotmail.com  (CA) Milla Gentil millagentil@yahoo.com    (Portugal) Maria Alice nareal.alice@gmail.com (Italia) Analu Alakija) analu.alakija@gmail.com

(Visited 1 times, 1 visits today)