Compartilhar
Tweetar

Irmã de Kim Jong-un convida presidente sul-coreano para reunião em Pyongyang

Publicado em: 10/02/2018

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convidou neste sábado (10) o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para se reunir com ele em Pyongyang “o mais breve possível”, informou um porta-voz do escritório da presidência da Coreia do Sul.

O pedido foi feito expressamente a Moon por Kim Yo-Jong, irmã de Kim Jong-un, que acompanhou a delegação do regime norte-coreano que se reuniu em Seul com o presidente sul-coreano.

“Acreditamos nas condições necessárias para que [a cúpula em Pyongyang] se torne realidade”, respondeu Moon, segundo detalhou o porta-voz da Casa Azul (residência oficial do governo sul-coreano).

Até o momento, ocorreram apenas dois encontros entre os líderes das Coreias; ambas em Pyongyang, nos anos 2000 e 2007, envolvendo o líder e pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, já falecido, e os ex-presidentes do Sul, Kim Dae-jung e Roh Tae-woo.

Embora tenha dito que Kim Yo-jong estava incluída na delegação norte-coreana que viajou para o Sul aproveitando o início dos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, o porta-voz sul-coreano afirmou hoje que ela viajou na qualidade de “enviada especial” do líder.

Kim, que é diretora de propaganda e agitação e membro do partido único norte-coreano, entregou a Moon uma carta manuscrita de seu irmão, onde Kim Jong-un expressa o “desejo de melhorar as relações” entre os dois países.

Durante o encontro de hoje, Moon, por sua vez, pediu que Pyongyang busque retomar o diálogo com os Estados Unidos para diminuir as tensões marcadas pelos contínuos testes de armas do regime e suas trocas de ameaças com Donald Trump durante o último ano.

Na reunião, Moon e a delegação conversaram sobre “vários aspectos relacionados com as relações intercoreanas e sobre a situação geral na península coreana”, explicou à imprensa um porta-voz do escritório presidencial sul-coreano.

Resultado de imagem para Kim Jong-un convida presidente sul-coreano para reunião em Pyongyang

EFE e Agência Brasil

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03