Compartilhar
Tweetar

Riscos ambientais, tecnológicos e geopolíticos previsto para 2018

Publicado em: 17/01/2018

De Lisboa.

Fórum Econômico Mundial divulgou um relatório Global de Riscos 2018 do WEF, publicado nesta quarta-feira (17), que mostrou que os desastres ambientais, o cibercrime, a migração involuntária em larga escala e o comércio ilícito serão os riscos mais notáveis, em termos de probabilidade, a serem enfrentados pelo mundo este ano.

Quase 1.000 especialistas mundiais foram convidados e entrevistas a opinar, tendo de priorizar 30 riscos globais em termos de probabilidade e impacto. Foram apontados riscos globais que variaram entre as diversas categorias de econômicas, ambientais, geopolíticas, societárias e tecnológicas. Tal como nos relatórios anteriores, o risco global de alto nível, em termos de impacto, foi o uso de armas de destruição em massa. Em termos ambientais os principais indicativos são: eventos climáticos extremos, desastres naturais e uma falha na mitigação e adaptação à mudança climática.

Os resultados apontaram um grande aumento no número de respostas que indicam que pode haver uma “intensificação de riscos”, com um alerta de que o mundo está a entrar em um período crítico de riscos que se intensificam para 2018.

Os especialistas apontaram cinco riscos ambientais – clima extremo; perda de biodiversidade e colapso do ecossistema; grandes desastres naturais; desastres ambientais causados ​​pelo homem; e o fracasso da mitigação e adaptação à mudança climática – foram classificados altamente nas duas dimensões. Após um ano em que ondas de calor, incêndios e furacões eram comuns, os “eventos climáticos extremos”, pelo segundo ano consecutivo, foram vistos como o risco mais relevante para 2018.

Segundo o Fórum Econômico Mundial “os especialistas estão se preparando para outro ano de maior risco” e que a trajetória dos riscos aumentou.

O Fórum atribuiu a perspectiva pessimista para 2018, pelo menos em parte, a uma “paisagem geopolítica em deterioração”, particularmente com as tensões no Oriente Médio e na Coréia do Norte sempre presentes.

Top 5 dos riscos globais para 2018, em termos de probabilidade:
1) Eventos climáticos extremos
2) Desastres naturais
3) Ciberataques
4) Fraude ou roubo de dados
5) Falha na mitigação e adaptação à mudança climática

Top 5 dos riscos globais para 2018, em termos de impacto:
1) Armas de destruição em massa
2) Eventos climáticos extremos
3) Desastres naturais
4) Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas
5) Crises de água

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03