Compartilhar
Tweetar

Crise aumenta austeridade na Grécia

Publicado em: 16/01/2018

De Lisboa.

Parlamento grego aprovou, na segunda-feira (15), mais um pacote de medidas de austeridade, uma exigência dos credores internacionais em troca de uma nova parcela do resgate financeiro no valor de 6,5 bilhões de euros, o que corresponde a 25 bilhões de reais.

É o 15º  em oito anos. A nova lei conta com cerca de 400 artigos em mais de 1500 páginas e foi aprovada pela coligação que sustenta o Governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras, inclui medidas muito contestadas pela população como a reforma nos subsídios familiares, a criação de um sistema eletrónico para execuções hipotecárias e faz um endurecimento das condições para a convocação de greves.

Apesar de este pacote de medidas não incluir novos cortes nas pensões ou aumento de impostos, acabou por originar uma das maiores mobilizações dos sindicatos. Nas ruas, mais de 20 mil pessoas protestaram em frente ao Parlamento, ameaçando com novas greves gerais.

O país se mantém com alto indice de desemprego (20,5%, dados de Setembro), o maior da região do Euro.

Quem são os credores da Grécia?

A maioria da dívida grega é detida por outros países da zona do euro. Cerca de 53 bilhões de euros foram emprestados através de acordos bilaterais, segundo pesquisadores da Open Europe. Em 2015, a dívida estava avaliada em 142 bilhões de euros, sendo que a maior parte dos valores adviram do fundo de resgate da zona do euro.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03