Compartilhar
Tweetar

Venezuela expulsa embaixador do Brasil em protesto ao ‘golpe contra Dilma’

Publicado em: 23/12/2017

A Venezuela declarou, na tarde deste sábado (23), o embaixador do Brasil ‘persona non grata’ no país. A decisão foi anunciada pela presidente da Assembleia Nacional Constituinte do país, Delcy Rodriguez.

Na prática, isso significa que o embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, tem entre 24 a 72 horas para deixar o país. Como ele já estava no Brasil para passar os feriados de final de ano, não poderá voltar à Venezuela até que essa condição seja alterada.

De acordo com Delcy, a declaração será mantida até que “se restitua a ordem constitucional que o governo Temer rompeu no Brasil, após a destituição da presidente Dilma Rousseff”.

A declaração da presidente da Assembleia foi transmitida em rede nacional, pela televisão estatal.

Além de Pereira, ela também declarou o encarregado de negócios do Canadá ‘persona non grata’. No caso do diplomata canadense, “a medida é uma resposta a sua permanente, insistente e grosseira intromissão nos assuntos internos da Venezuela”, afirmou.

Resposta a jornalistas

As declarações da presidente da Assembleia foram feitas em resposta aos jornalistas que acompanhavam uma coletiva de imprensa nesta tarde e perguntaram a respeito do posicionamento dos outros países frente à participação de partidos no processo eleitoral.

“Neste ano, depois do golpe de estado que houve no Brasil, contra a presidente Dilma Rousseff, foi aprovada no Congresso a chamada cláusula de barreira, justamente que impede que partidos pequenos possam ter participação eleitoral”, declarou.

Ela explicou ainda que, na Venezuela, que possui um “sistema plural de partido política”, há uma “ampla gama de partidos políticos, com tendências políticas e ideológicas diversas, e plurais”. O que, “no caso do Brasil, se evitaria que partidos minoritários possam ter algum tipo de participação política.”

O embaixador do Brasil na Venezuela chegou no País nesta semana e ainda não se pronunciou sobre a decisão venezuelana sobre ele.

Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que ainda não foi notificado sobre a decisão da Assembleia venezuelana. Em nota, o Itamaraty disse que caso o anúncio seja confirmado, “essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo”. O ministério acrescentou que o Brasil “aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes”.

 

 

IG AG. Brasil

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03