Responsive Ad Slot

Turismo em Portugal antecipa crescimento para 2018

Postado por Maria Alice Campos

4/12/2017 10:40


Crédito: Um dos principais pontos turísticos de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos (Foto: Maria Alice Campos)

De Lisboa

No próximo ano, o setor do turismo em Portugal antecipa que devem haver aumentos na ordem de 5% a 10%, sendo que na área dos cruzeiros poderão elevar-se até 15%. Mais do que “estar na moda”, com celebridas internacionais a comprarem casa por cá, o país vem obtendo destaques e já conquistou 2.500 prêmios internacionais, o que contribui para a subida nas exportações turísticas, que segundo o Banco de Portugal, alcançaram  €11,57 mil milhões até setembro desde ano.

Para os próximos três a cinco anos estão previstos 120 novos projectos turísticos em Portugal, sobretudo para a Área Metropolitana de Lisboa, bem como na região Norte. De acordo com o estudo “Mercado Hoteleiro Portugal 2017”, divulgado no final de novembro pela consultora Cushman & Wakefield, serão cerca de 50 projetos na AM de Lisboa e já são conhecidos 30 novos empreendimentos turísticos para o Norte. Sendo 77% de unidades hoteleiras, os alojamentos locais ainda não estão contabilizados neste estudo e os resorts são ainda pouco relevantes à escala nacional (9%), com mais incidência nas regiões Oeste e Algarve, os aparthotel e apartamentos, representam 10% e o turismo rural 3%. A oferta hoteleira é neste momento, de cerca de 1.500 unidades.

O Grupo Pestana é o maior operador aproximando-se das 70 unidades e com uma oferta que excede as 5.000 unidades de alojamento. A Accor Hotels é o segundo maior operador e o Vila Galé ocupa a terceira posição.

Fonte: aicep