Responsive Ad Slot

Míssil da Coreia do Norte gera mais tensão na região

Postado por Maria Alice Campos

29/11/2017 9:40


Crédito: (Foto: pixabay)

De Lisboa |

O governo da Coreia do Norte informou esta madrugada que o míssil lançado onte, terça-feira é um novo tipo de míssil intercontinental. O lançamento foi presenciado pessoalmente por Kim Jong-un gera mais tensões na região e repercussão internacional. A notícia avançada pela televisão norte-coreana KCTV anunciou que o projétil, lançado pelo regime de Pyongyang, é um novo modelo de um míssil balístico intercontinental (ICBM), batizado de Hwasong-15, capaz de alcançar “todo o território dos Estados Unidos”.

O míssil foi disparado em direção a leste a partir da província de Pyongan do Sul, a cerca de 25 quilómetros da capital norte-coreana, Pyongyang, por volta das 3h17 (18h17 de terça-feira em Lisboa).

O projétil percorreu cerca de 960 quilómetros, atingindo uma altitude de mais de 4.000 quilómetros, antes de se despenhar no Mar do Japão (denominado de Mar do Leste nas Coreias).

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, quer que a Coreia do Norte desista de tomar mais passos queatitudes que destabilizem o mundo. EUA, Coréia do Sul e Japão pediram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

Em vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul, a França já anunciou que a equipa olímpica não participará, caso a segurança não seja garantida.

Fonte: RTP