Responsive Ad Slot

Calor com 37,3ºC e umidade relativa do ar em 12%, Brasília vive dia inferno

Postado por Simone de Moraes

15/10/2017 16:47


Crédito: Charge Pedro Teles

O Distrito Federal registrou a temperatura mais alta do ano na tarde deste domingo (15), a sensação é de um dia no inferno. Na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, a temperatura chegou a 37,3ºC, às 15h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar caiu a 12%. Até então, o recorde de calor havia sido registrada ontem (14), 36ºC, com umidade de 11%.

A temperatura verificada hoje na estação de Águas Emendadas também é a mais alta já registrado pelo Inmet no DF. O recorde anterior foi em 2015, quando os termômetros chegaram a 36,4ºC. No entanto, naquele ano, ainda não havia medições em Águas Emendadas. Por isso, segundo o Inmet, não é possível precisar se o local já teve temperaturas superiores.

Na região central de Brasília, no Sudoeste, a máxima registrada hoje foi de 35ºC. Ontem, a mesma estação registrou uma máxima de 34,8ºC.A previsão para os próximos dias é de céu claro, poucas nuvens, muito calor e baixa umidade. Não há previsões de chuva para a semana.

Estado de Emergência

Neste ano, após 123 dias de estiagem, período mais longo de seca desde 2010, o Distrito Federal registrou alguns dias de uma breve chuva, no final de setembro. No entanto, a umidade do ar voltou a cair e a seca permaneceu na primeira quinzena de outubro .

Na última sexta-feira (13), após dois dias com umidade entre 11% e 12%, o Inmet emitiu um alerta e a Defesa Civil do DF voltou a declarar estado de emergência. O órgão recomenda a suspensão da prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre como coleta de lixo e entrega de correspondência, entre 10h e 17h durante o período em que a umidade relativa do ar estiver abaixo de 11%.