Compartilhar
Tweetar

CLDF dedica hoje (1º) dia inteiro à alimentação saudável

Publicado em: 01/09/2017

A Frente Parlamentar para a Promoção do Desenvolvimento Social do DF da Câmara Legislativa organizou uma programação especial para o dia 1º de setembro. O evento integra a programação da Virada do Cerrado e conta com o apoio e parceria de diversas instituições.

Estão previstas aula-show de cozinha, barracas sensoriais, degustação de produtos do Cerrado, atividades na horta da CLDF, além de debates e oficinas. As atividades do “Seminário Alimentação Saudável” começam na Praça do Servidor, espaço de convivência do Legislativo local. Também serão apresentados projetos, atividades e campanhas governamentais voltados ao tema e iniciativas da sociedade civil, como E-Cozinha e Gastronomia Social.
Está prevista uma oficina na qual o público aprenderá a produzir xampu utilizando ervas medicinais colhidas na horta. Ao mesmo tempo, a Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF tratará do “Pacto pela Água no DF”, enquanto o Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa (Labhinova) promoverá rodas de conversa sobre leis e projetos em tramitação na Casa, referentes ao tema do seminário.
A tarde será dedicada a debates, reflexões e experiências, bem como a uma aula-show do professor Marcos Lelis, do IESB, especialista em alimentação saudável, na qual serão preparados dois pratos com plantas alimentícias não convencionais (pancs) e alimentos nativos do Cerrado. E dois temas estarão em discussão: saúde e sustentabilidade ambiental, e agricultura urbana e periurbana.
A ideia da frente parlamentar, com a realização do seminário, é “promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população do DF”. Neste sentido, serão realizados debates sobre alimentação adequada e saudável, assim como divulgadas experiências de agricultura urbana. O evento pretende incentivar o consumo de alimentos in natura e menos processados; promover o conhecimento dos alimentos do Cerrado, sua diversidade e seu potencial nutricional; e difundir as sabedorias tradicionais sobre ervas medicinais e sobre as pancs.
Virada do Cerrado – mobilização para a educação ambiental que realiza atividades integrando o Distrito Federal em um grande movimento pela sustentabilidade, destacando boas experiências e melhores práticas. Água é o tema deste ano, focando em soluções para assegurar a disponibilidade hídrica. A “Virada do Cerrado” acontece de 1º a 3 de setembro.
PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

> Seminário Alimentação Saudável
Oficinas, Atividades e Ações Desenvolvidas no DF
09h00–12h30, Praça do Servidor, Câmara Legislativa
Espaço para divulgar e promover produtos alimentícios e projetos ligados à segurança alimentar de Brasília. Na ocasião, faremos a colheita das hortaliças/ervas medicinais nas jardineiras da praça e a sua distribuição. Haverá ainda um mutirão para plantar novas mudas nos canteiros onde será feita a colheita.

> Barracas Sensoriais
São espaços para o público conhecer, experimentar e aprender sobre os alimentos, seu uso e toda sua diversidade, provocando um ambiente de interação entre as pessoas.
Comida Viva, Mandioqueijo, Barraca do Orgânico, Mais Cerrado, É PANC!

> Barracas das Políticas Públicas e Ações da Sociedade Civil
São espaços para expor e divulgar projetos, atividades e campanhas realizadas pelo Governo, terceiro setor e iniciativas sociais/civis para compartilhar com o público presente no evento.
O que tem na Cesta, Coma Bem Viva BEM, Alimentação Escolar, Banco de Alimentos, E-Cozinha, Gastronomia Social, Programa Mesa Brasil

> Oficinas
Produção de xampu com a utilização de ervas medicinais colhidas da horta do servidor.

> Pacto pela Água
A Frente Parlamentar Ambientalista do DF realizará atividades em foco nos recursos hídricos.

> Labhinova: O Laboratório de Inovação da Câmara Legislativa realizará roda de conversa sobre projetos e leis relacionados à alimentação saudável.

> Oficina do GT de Agricultura Urbana do Movimento Nossa Brasília: Troca de sementes e mudas; Conversa sobre técnicas para hortas comunitárias enfrentarem o período de seca no DF;
Divulgação do mapeamento das hortas com uso de um aplicativo para hortas urbanas.

TARDE

> Seminário Alimentação Saudável
Debates, Reflexões e Experiências
14h00-19h00, Auditório da Câmara Legislativa

14h30 – Palestra Show
Professor Marcos Lelis, IESB, especialista em alimentação saudável. Será montada uma bancada com cozinha adaptada dentro do auditório para a aula show, com preparo de dois pratos com PANCS e alimentos nativos do cerrado.

15h30 – Mesa: Saúde e sustentabilidade na produção dos alimentos

17h00 – Mesa: Agricultura urbana e periurbana no DF – Resultados e Desafios

18h30 – Encerramento

Realização:
Frente Parlamentar para a Promoção do Desenvolvimento Social, Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Apoio:
Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos humanos – SEDESTMIDH
Virada do Cerrado / Secretaria de Meio Ambiente – SEMA
EMATER-DF
Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural – SEAGRI
GT Gestão Ambiental da CLDF

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03