ABO comemora 70 anos na Bahia

Publicado em: 24/09/2017

No dia 26 de setembro (terça-feira), as 19h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Salvador, o vereador Luiz Carlos de Souza, concede a ABO-BA Moção de Aplausos e Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados nos setenta anos da Associação.

A Associação Brasileira de Odontologia-seção Bahia, dando continuidade ao trabalho de 20 anos desenvolvido pelo NEOB- Núcleo de Estudos Odontológicos da Bahia, fundado em 1947, embrião da Regional Bahia da ABO, foi constituída como entidade civil de caráter científico cultural, com duração indefinida e número ilimitado de sócios, filiada à Associação Brasileira de Odontologia. Em 1981, durante a gestão do prefeito Mário Kertész, passou a ser considerada de Utilidade Pública Municipal .

Inaugurada em 1998, no bairro do Itaigara em Salvador, a nova sede da ABO-BA é a mais moderna do Brasil.  O prédio tem quatro andares, com 3.139 metros quadrados de área construída; elevadores, Biblioteca com 2802 títulos, incluindo no acervo livros, revistas, periódicos, trabalhos monográficos e teses; Museu, inaugurado em 2004 que resgata a história da Odontologia, aberto à visitação com mais de 1.500  peças de valor inestimável em exposição; Auditório Nobre com capacidade para 250 pessoas; 5 Ambulatórios para atendimento ao público dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, com 100 consultórios equipados com aparelhos de ponta;  3 salas individualizadas de Centro Cirúrgico com biossegurança, ambiente esterilizado, carro de monitoramento cardíaco que proporciona mais segurança e conforto aos pacientes e profissionais nos procedimentos efetuados; Sala de Radiologia com Raio X Digital e Tomógrafo; Laboratório de Prótese.

Responsabilidade Social é o maior compromisso da ABO-BA, atendimento gratuito aos menores carentes de 20 convênios firmados com instituições, fundações e faculdades, são cerca de 200 atendimentos mês, não estando aí incluídos os pacientes dos 16 Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da Faculdade Batista Brasileira e EAP/UniABO, reconhecida como o melhor conceito em educação continuada da Bahia.

Presidiram a Associação ao longo de 7 décadas os Drs.: Germano Tabacoff; Alberto José Bustani (falecido); João Araújo Régis (falecido); Lauro Araripe Pereira Filho; Urbino da Rocha Tunes; Lauriano Baqueiro Valencia; Avilmar Passos Galvão, Delcik Santos Dutra; Antístenes Albernaz Alves Neto. Em dezembro de 2015 a ABO-BA elegeu sua primeira presidente mulher.