Responsive Ad Slot

Grupo musical da Mongólia se apresenta na CLDF nesta sexta-feira (20)

Postado por Simone de Moraes

19/01/2017 12:00


Crédito: Divulgação

Em comemoração aos 30 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Mongólia, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, em parceria com a embaixada daquele país, realiza solenidade nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, no auditório da Casa. O evento vai contar com a apresentação do sexteto mongol Khusugtun. Destaque da música asiática, o grupo tem no currículo diversos prêmios – como o 2º lugar no programa “Asia’s Got Talent 2015” – e já subiu ao palco em vários países do mundo – no Brasil, por exemplo, a banda é uma das atrações da 21ª edição do Panorama Percussivo Mundial (PercPan), que acontece esta semana em Santo Amaro (BA).

“É com grande alegria e honra que recebemos na Câmara Legislativa a banda Khusugtun. Esse concerto marca o início de um projeto cultural que a Casa pretende implantar ao longo dos próximos dois anos”, destacou o presidente do Legislativo local, deputado Joe Valle (PDT). O distrital fez questão de agradecer à embaixadora da Mongólia, Sosormaa Chuluuunbaatar, pela parceria.

Formada em 2006, a banda combina o uso de instrumentos tradicionais da cultura nômade ao canto Tuvan Throat Singing, que utiliza técnicas vocais pouco conhecidas no Ocidente e que foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Em sua página oficial na internet (www.khusugtun-group.com), os músicos dizem ter como objetivo mostrar a música tradicional da Mongólia ao mundo, música com inspiração na ancestralidade nômade e na história da civilização mongol.

Khusugtun é integrada por seis músicos de formação acadêmica: Ariunbold Dashdorj, Batzorig Vaanchig, Adiyadorj Gombosuren, Chuluunbaatar Oyungerel, Ulambayar Khurelbaatar e Amarbayasgalan Chovjoo, a única mulher do grupo. No evento na CLDF, serão executadas 12 músicas sobre temas como os animais do zodíaco, que determinam o estilo de vida nômade dos mongóis, e em homenagem ao conquistador Genghis Khan.

Diplomacia – Brasil e Mongólia estabeleceram relações diplomáticas em 1987. A embaixada brasileira em Pequim, na China, é também responsável por representar o País junto à Mongólia. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, o comércio entre os dois países ainda é reduzido. Entre 2003 e 2012, passou de US$ 128,7 mil para US$ 4,2 milhões, com saldo favorável ao Brasil.

 

 

Denise Caputo – CCS