Compartilhar
Tweetar

Bancos de leite precisam de doação com urgência

Publicado em: 24/12/2016

Os bancos de leite do Distrito Federal precisam da ajuda de mães saudáveis, que estejam amamentando, para reforçar os estoques de leite materno. Dados oficiais revelam que a quantidade do alimento arrecadada foi menor em 2016. Até o início deste mês, foram coletados 14.743 litros, enquanto no mesmo período do ano passado foram 14.961, ou seja, 218 litros a menos. O número de doadoras também passou de 5.342 para 5.021.

A coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, explica que o leite é destinado às crianças que estão internadas nas unidades neonatais do Distrito Federal e não podem ser amamentados por suas mães. Neste ano, 8.228 bebês foram beneficiados e, em 2015, 8.856. Por isso, a médica reforça que, principalmente nesta época, em que os estoques tendem a cair, é preciso chamar a atenção das mães doadoras para contribuir.

“No final do ano sempre há queda, porque muitas doadoras viajam, recebem pessoas em suas casas e aquelas que tem outros filhos, em razão das férias escolares, acabam ficando sem tempo para contribuir. O importante é valorizar a doação como um ato que pode salvar vidas. Um pote pode alimentar até 10 bebês”, observou.

Apesar da queda na coleta, a coordenadora esclareceu que foi possível atender toda a demanda, já que houve maior aproveitamento do leite materno recolhido. “Conseguimos maior envolvimento com as doadoras para tirar dúvidas e, com isso, orientar sobre como coletar o leite para manter a qualidade”, disse.

COMO DOAR – Toda mãe saudável que estiver amamentando e com excesso de leite pode colaborar. Basta ligar para o telefone 160, opção 4, e agendar para que o Corpo de Bombeiros Militar busque o alimento. Outra opção criada pela Secretaria de Saúde é acessar o site do Amamenta Brasília para fazer o cadastro de doadora.

Confira aqui alguns cuidados para coletar o leite materno:
– Para armazenar o leite utilizar frasco de vidro com tampa de plástico
– Colocar vidros e tampas numa panela e cobri-los com água
– Ferver tudo por 15 minutos
– Deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar o vidro sem tocar na parte interna da tampa.
– Colocar touca ou lenço para cobrir os cabelos.
– Colocar fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.
– Lavar as mãos e braços até o cotovelo com sabão e água
– Antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água
– Secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa
– Evitar conversar durante a retirada do leite
– Retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03