Compartilhar
Tweetar

Adasa realiza plantio de mudas para preservar o reservatório do Descoberto

Publicado em: 05/11/2016

Na próxima segunda-feira, dia 7, 100 mudas de plantas nativas do cerrado ganharão lugar definitivo na orla do Reservatório do Descoberto. Essa atividade é uma ação do Projeto Descoberto Coberto, coordenado pela Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e executado em parceira com instituições do governo e sociedade civil para promover a educação ambiental com alunos de escolas públicas de Brazlândia. O evento faz parte da III Semana da Bacia do Descoberto, com programação para os dias entre 3 e 9 de novembro.

A bacia do Descoberto é o principal manancial do Distrito Federal, responsável por 67% do abastecimento de água do DF, e nos próximos anos começará a fornecer água também para Aguas Lindas de Goiás. Por conta do avanço da degradação ambiental na região, da ocupação irregular e do fracionamento de terras nessa bacia, importantes áreas de fornecedoras de água para o reservatório estão sob o risco de comprometimento.

Com o intuito de minimizar os efeitos e de reverter parte dos danos, um conjunto de ações está em curso na região para promover a gestão sustentável dos recursos hídricos. A Adasa leva adiante a fiscalização das ocupações irregulares, o plantio de mudas na beira dos corpos d’água e a mobilização dos produtores para a implementação de boas práticas na agricultura e no uso dos recursos hídricos.

A Semana da Bacia do Descoberto de 2016 é também o período escolhido para o lançamento da Aliança pelo Descoberto, uma iniciativa do Descoberto Coberto que visa a conservação da bacia. Essa ação reúner a Rede Agroecologica do Planalto Central, a Reflorestar, o Cultivando Água Boa, a Agua Brasil, a Aliança Cerrado, o Programa Educação Ambiental nas Escolas de GO, o Plano de Manejo e Conservação de Agua e Solo, o Preserva Brasilândia e o Adote uma Nascente.

(Visited 14 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03