Compartilhar
Tweetar

Em Brasília, reunião da cúpula da CPLP com a presença do novo secretário-geral da ONU

Publicado em: 31/10/2016

A cúpula da CPLP se reúne em Brasilia hoje à tarde (31), com representantes de nove nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa  para a 11ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo do grupo. O evento terá como principais temas a expansão do Acordo Ortográfico e o plano de trabalho do organismo internacional. O novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU, o português António Guterres, participará da reunião.

Antes da sessão solene de abertura da cúpula, no Palácio Itamaraty, o presidente Michel Temer recebeu os presidentes, primeiros-ministros e vice-presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Moçambique enviou como representante seu ministro de Negócios Estrangeiros.

Durante a reunião, o Brasil assumirá a presidência do grupo pelo próximo biênio, sucedendo o Timor-Leste, no ano em que a CPLP comemora 20 anos. Além da valorização da língua portuguesa, a comunidade busca projetos de cooperação entre os países-membros em várias áreas, como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e esportes.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Timor-Leste, Taur Matan Ruak, cumprimentou Guterres pela indicação para o cargo máximo da ONU e citou o desenvolvimento inclusivo e sustentável como instrumento para o crescimento dos países-membros da CPLP.

 

 

Agência Brasil

(Visited 12 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03