Responsive Ad Slot

PT/DF reforça posição contrária ao projeto de reeleição de Celina Leão

Postado por

10/05/2016 17:34


NOTA À IMPRENSA
Em virtude da iminente votação em segundo turno da proposta de emenda à Lei Orgânica nº 33/2015, que altera o artigo 66 da Lei Orgânica, a Bancada do Partido dos Trabalhadores reforça sua posição contrária à proposta que possibilita a reeleição na Mesa Diretora da Câmara Legislativa.
Esse posicionamento já fora previamente comunicado no último mês de fevereiro em reunião entre os parlamentares petistas com a Comissão Executiva Regional do PT/DF na qual ficou definida a posição partidária.
Cabe lembrar que o Partido dos Trabalhadores sempre teve posição contrária à reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ademais, o PT tem posição contrária à reeleição por princípio, o que já de pronto serve de orientação aos filiados.
A reeleição é um instituto que perpetua nomes, ações e restringe a atividade política. O Poder Legislativo deve sempre se valer de mecanismos de oxigenação que possibilitem o advento de novas ideias e novos atores.
Partindo desse conceito, o Partido dos Trabalhadores também defende a discussão dos mandatos dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara serem renovados anualmente. Nesse sentido, a nossa Bancada estuda a apresentação de emenda à Lei Orgânica do DF para instituir eleições para a Presidência da Casa a cada ano.
A Presidência da Câmara Legislativa, assim como os outros cargos da Mesa Diretora, deve ser encarado como um exercício de representação para todos os parlamentares que, porventura, estejam em espaços ou situações de maior visibilidade.
Brasília, 10 de maio de 2016.
Deputado WASNY DE ROURE
Líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa