Responsive Ad Slot

Aécio quer que o Senado instale comissão do impeachment ainda hoje (19)

Postado por Luan

19/04/2016 13:50


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou em entrevista nesta terça-feira (19) que a oposição defende a instalação ainda hoje da comissão de 21 senadores que vai analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), havia indicado que daria prazo de 48 horas para que os 21 membros da comissão fossem indicados pelos partidos, o que poderia empurrar para a próxima semana a instalação do colegiado.

A oposição tem pressa com o processo de impeachment. A partir da instalação da comissão são eleitos seu presidente e relator e a presidente Dilma é notificada do processo. A partir da notificação, corre o prazo de dez dias úteis para que a comissão dê seu parecer sobre se é possível a abertura de processo de impeachment no Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou o processo no último domingo (17), mas é no Senado onde ocorre de fato o julgamento da presidente.

O senador conversou com jornalistas ao deixar reunião de líderes partidários do Senado, no gabinete do presidente da Casa, Renan Calheiros.

Aécio disse ainda que está se formando consenso entre os senadores de que a indicação dos membros da comissão seja realizada seguindo a composição dos blocos partidários.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), por outro lado, argumenta que a tentativa da oposição de instalar a comissão do impeachment já nesta terça-feira é um “atropelo” e que o governo vai usar todos os prazos possíveis.

“A oposição está querendo atropelar o regimento e a Constituição. Nós Vamos fazer um amplo direito de defesa aqui. A presidente Dilma Rousseff tem o direito de se defender. Não tem isso. Nós vamos utilizar todos os prazos”, afirmou o senador.

O senador petista defende que a instalação da comissão do impeachment seja feita apenas na próxima terça-feira (26) e que hoje seja feita apenas a leitura da denúncia contra a presidente Dilma. “Vamos indicar os nomes na sexta-feira (22). Na segunda-feira (25), tem a eleição da comissão no Plenário do Senado Federal e na terça-feira (26), se instala a comissão. Esse é o prazo que nós temos”, afirmou Lindbergh.

 

Do UOL