Responsive Ad Slot

Seminário internacional vai debater mobilidade urbana em Brasília

Postado por Luan

30/03/2016 13:43


Crédito: Reprodução

Para debater vulnerabilidades no sistema de mobilidade urbana em relação ao clima, especialistas internacionais, representantes do setor público, agências governamentais, sociedade civil, universidades e operadores de transporte participam hoje (30), em Brasília, no Ministério das Cidades, do seminário internacional Desafios e Oportunidades para a Adaptação às Mudanças Climáticas da Mobilidade Urbana. O evento é promovido pelo ministério com o apoio do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e a Embaixada Britânica no Brasil.

A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou um estudo que vai servir de base para a revisão do Plano Setorial de Transporte e de Mobilidade Urbana, com foco na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “O projeto é fundamental na medida em que incorpora, pela primeira vez, as preocupações com o meio ambiente. Quando se fala em mobilidade, as pessoas pensam muito em transporte, em questão de deslocamento. Como somos responsáveis pelo planejamento, temos que pensar, não só na locomoção e na infraestrutura, mas também no ambiente dos deslocamentos”, disse o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Reis Lopes, em palestra no encontro.

O ministro conselheiro da Embaixada Britânica, Wasim Mir, disse que o combate às mudanças climáticas hoje é uma prioridade. “Gostaríamos que, depois da COP21 [21ª Conferência do Clima], em Paris, possamos incorporar ações para combater as mudanças climáticas. No Reino Unido, temos uma grande experiência no transporte urbano e queremos dividir essa experiência e criar oportunidades no Brasil”, disse.

A diretora-executiva do ITDP Brasil, Clarisse Cunha, falou sobre a necessidade de planejamento para uma melhor estruturação da mobilidade. “O aumento das chuvas e eventos climáticos  extremos, com tempestades e aumento da temperatura global afetam a vida nas cidades. Então, o nosso desafio, do ponto de vista da mobilidade urbana, é entender  melhor esse impacto.. Se queremos infraestrutura de longo prazo que de fato dê conta da mobilidade nas cidades, precisamos entender que novo cenário é esse.”

O seminário apresenta estudos e discussões sobre a adaptação e os impactos da mudança climática na mobilidade urbana. A conferência pode ser acompanhada online pelo site.

 

 

Agência Brasil