Líder do PT na CLDF esclarece porque é contra a reeleição da Mesa Diretora

Publicado em: 15/12/2015

O líder do PT  na Câmara Legislativa do DF, Chico Vigilante, distribuiu nota à imprensa esclarecendo a razão pela qual o partido é contra a reeleição da Mesa Diretora da Casa. A votação ocorreu ontem (14), na CLDF,  c culminou com um bate-boca entre o Chico Vigilante e a presidente da Casa, Celina Leão.

Porque somos contra a reeleição da mesa diretora da Câmara Legislativa:

Em virtude dos últimos acontecimentos acerca da votação relacionada à Emenda à Lei Orgânica nº 33/2015 – que trata da possibilidade da reeleição para a Mesa Diretora da Câmara Legislativa venho, como líder da bancada do PT na CLDF, respeitoso e publicamente, esclarecer:

1. Essa matéria da reeleição não foi debatida em nenhum fórum, tampouco em reunião de líderes. Com isso, a votação foi uma manobra permissiva à reeleição da atual presidente da Casa que precisava de 16 votos em dois turnos e para a eleição serão necessários 13 votos no primeiro turno;
  2. Portanto, fica claro que a votação tem por única finalidade: a reeleição da atual presidenta;
  3. Por duas vezes, o deputado Ricardo Vale foi chamado pela bancada do PT, mas se recusou a comparecer para fazer o debate referente à reeleição da mesa diretora. É lamentável e, no mínimo, constrangedor, a posição que o parlamentar Petista assumiu em apoio à deputada Celina Leão, tendo em vista que a mesma proferiu acusações gravíssimas contra a liderança do PT-DF. Durante os quatro anos que o PT esteve à frente da Governo do Distrito Federal, ela afirmou por inúmeras vezes que “o Partido dos Trabalhadores é constituído por ladrões”;
  4. Ademais, o PT tem posição contrária à reeleição por princípio, o que já de pronto serve de orientação aos filiados;
  5. É notório que a bancada do PT tem acolhido os projetos do executivo com ressalvas, aprimorando-os com o auxílio técnico da liderança a exemplo do IPTU, Taxa de limpeza Pública – impedindo o aumento desses tributos – Reajuste dos Servidores e outros.
  6. Por fim, diante das consequências para o PT e a afirmação do deputado Ricardo Vale, através de uma Nota informando que ele está “tranquilo”, peço que o Partido dos Trabalhadores-DF, por meio da sua Direção, que paute imediatamente esse debate.

Vamos nos comportar como militantes partidários ou cada um tomará decisões por livre-arbítrio?

Deputado Chico Vigilante

Líder do PT na Câmara Legislativa