Compartilhar
Tweetar

Terça Crônica: Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinícius de Moraes

Publicado em: 04/12/2012

“Acordei, vesti um longo de paetê verde, preguei uns cílios postiços, enfiei uma peruca loira e fui à praia. Encontrei meu colega de smoking, à frente de um piano de cauda instalado na areia do mar. Cantei, cantei, e voltei pra casa ao pôr do sol. Estranha a profissão do ator. Eu finjo que sou a Maysa e você finge que acredita. Aí eu canto, choro, me angustio, e você ouve chora, se redime. Fazemos de cada lado nossas catarses, e com sorte nessa mão dupla, modificamos um pouco a própria vida.”

Dona de uma narrativa ágil, visual, fluída, Maitê Proença encontrou na linguagem livre da crônica uma forma de expressão que surpreende os fãs da atriz de carreira crescente e respeitada pelo público e pela crítica. Textos, como Vesti um longo e fui à praia, serão lidos pelo ator Jones de Abreu no oitavo módulo do projeto Terça Crônica, dia 4 de dezembro, às 20h, no Café com Letras (203 Sul), com entrada franca.

 

As leituras dramatizadas se revezam com as canções de Vinicius de Moraes, interpretadas ao violão por Alex Souza. O encontro terá ainda a presença da jornalista e apresentadora Márcia Witczac, que comentará sobre a vida e a obra de Maitê. “Será uma noite de forte energia feminina no ar. Afinal, o Poetinha mergulhava na natureza da mulher com sensibilidade de poucos. O interessante é espalhar a força das narrativas de Maitê”, observa Jones de Abreu, criador e apresentador do Terça Crônica, projeto da Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro.

 

Desde agosto, quinzenalmente, o Terça Crônica passeia por literatura, música, teatro e bate-papo, num projeto contemplado pelo edital Procultura de Incentivo a Pequenas Livrarias. Ao Café com Letras, tem levado um público eclético, fiel e crescente ao mezanino do Café com Letras. “A resposta dessa temporada tem sido maravilhosa. Toda sessão sorteamos livros e até fizemos um concurso para estimular à feitura de crônicas inéditas. Agora, na reta final, estamos em estado de êxtase com a vinda do cronista Affonso Romano de Sant´Anna, que encerra a programação no dia 18 de dezembro. Ele estará em carne, osso e poesia ao meu lado”, emociona-se Jones de Abreu, que abriu o projeto em 2008, no Teatro Goldoni, lendo crônicas de Affonso.    

 

Depois da temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.

 

TERÇA CRÔNICA

Com Jones de Abreu e Alex de Souza. Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinicius de Moraes. Participação: Márcia Witczak. Dia 4 de dezembro, terça-feira, às 20h, com entrada franca. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03