Seminário na CLDF discute violência contra a pessoa idosa

Publicado em: 11/06/2012

A Frente Parlamentar de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Legislativa do Distrito Federal vai realizar um seminário Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, para lembrar o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, dia 15 de junho. O seminário será nesta terça (12) no auditório da Casa, das 8h30 às 12h e será aberto ao público, com entrada gratuita.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, deputado Joe Valle (PSB), a intenção é conscientizar a sociedade sobre os direitos dos idosos e debater ações de combate à violência contra esse segmento da população. Para ele, é urgente que se cumpra a legislação d rede de proteção e defesa dos direitos do idoso. “É imprescindível a conscientização da população em relação ao processo de envelhecimento, que levam ao abuso e a violência”, afirma.

Foram convidados para os debates a coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, deputada Flávia Morais (PDT/GO); o secretário especial do idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino; a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Karla Giacomin; a presidente do Conselho do Idoso do Distrito Federal, Paula Regina de Oliveira Ribeiro; a promotora de justiça do MPDFT, Sandra Julião, e a pesquisadora em gerontologia, Denise Orbage.

Idosos no DF – Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, a maior concentração de idosos do Distrito Federal está na Asa Norte, com 14.784; em seguida está o Gama com 12.562 idosos; no Guará, são 12.350; e Planaltina com 10.050 idosos. Já as menores concentrações de idosos estão no Setor de Indústrias e Abastecimento com 240 idosos e o Varjão com 306.

A Central Judicial do Idoso (CJI) aponta que são vários os tipos de violência registrados contra a pessoa idosa: 33,12% das denúncias são de violência psicológica; 25,49% se referem a negligência; 17,97% à violência financeira e 15,58% à violência física. Mais de 65% dos autores de agressões contra idosos são os próprios filhos; 8,7% parentes e 3,76% por vizinhos. Os dados apontam ainda que há um significativo índice de violência institucional, principalmente nas áreas da saúde, transporte, assistência social e habitação.