Operação de fiscalização fecha bares e quiosques em Taguatinga

Publicado em: 08/06/2012

Na madrugada desta quinta (07) em Taguatinga 30 bares com problemas em alvará e dez quiosques abertos em área pública foram fechados em uma operação conjunta da Agência de Fiscalização (Agefis) e a Administração Regional, com apoio das Polícias Militar e Civil, além da Vigilância Sanitária e Vara da Infância e da Juventude em Taguatinga, no Distrito Federal.

A Agefis informou que a operação batizada de “Pela Vida Resgate” também verificou se bares e casas noturnas estavam descumprindo a legislação e vendendo bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a Agefis aplicou multas que somaram a quantia de aproximadamente R$ 9 mil. No fim da operação, 30 bares foram lacrados, dois equipamentos de som foram apreendidos, ambulantes que comercializavam bebidas nas portas dos estabelecimentos foram autuados e cerca de 150 garrafas foram apreendidas.

Um comboio circulou por vários pontos de Taguatinga e a Polícia Militar usou um helicóptero para tentar identificar alguma movimentação suspeita, além de cães farejadores para tentar identificar pontos de tráfico de drogas. Três homens foram presos durante a operação: um cumpria prisão domiciliar e foi flagrado com maconha; outro portava uma pequena quantidade de crack; o último foi flagrado com mais de 30 trouxas de cocaína.

O objetivo da operação é fiscalizar como está o programa de adequação dos estabelecimentos de entretenimento noturno que comercializam bebidas alcoólicas às novas diretrizes de segurança e de ordem pública, deliberadas em conjunto com as autoridades locais responsáveis e pelos órgãos de segurança pública. A ideia é tentar diminuir os índices crescentes de violência nas Regiões Administrativas, minimizar os índices de criminalidade e extinguir a ilegalidade nos comércios. Outras operações como essas deverão ser realizadas periodicamente em Taguatinga.