Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Brasília e a Rio+20

Postado por Simone de Moraes

11/06/2012 0:44


Crédito: Ascom

Por Joe Valle* – Nos próximos dias a cidade do Rio de Janeiro se tornará o centro das atenções do planeta. A Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, será a mais importante reunião global já realizada à nível planetário, onde se discutirá os novo caminhos para um mundo “mais seguro, igualitário, verde e próspero para todos, com o crescimento da renda, do trabalho decente e a erradicação da pobreza”, como enfatiza o Secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Alguns temas das conferências e debates já são amplamente conhecidos. Entre eles estão os desafios relacionados às cidades, água, lixo, alimento e geração de energia limpa, renovável, diminuição da emissão de carbono e proteção dos rios e oceanos, ameaçados pelos efeitos das mudanças climáticas.

Estarei no Rio participando de debates e conferências, convidado que fui pela organização não-governamental Planeta Orgânico. Pensando globalmente mas agindo localmente, pretendo colocar em pauta problemas do nosso dia-a-dia brasiliense, até bem pouco tempo uma das melhores cidades do país para se viver.

Temos que tomar uma atitude urgente e iniciar uma discussão profunda sobre mobilidade urbana em nossa cidade, invadida pelos carros e com um dos piores sistemas transporte público do país. Recentemente, uma pesquisa publicada pelo Correio Brasiliense prognosticou o caos urbano e pouco mais de 7 anos. O que fazer? Qual o modelo de cidade que queremos?

É urgente a implantação a Lei Distrital de Mudanças Climáticas, já aprovada e sancionada pelo governo do Distrito Federal. Essa lei, proposta por mim ao executivo, teve vários artigos estratégicos vetados pelo governo. Temos que revê-los.

Nas áreas rurais temos que incentivar a agricultura familiar, uma agricultura de base ecológica, em busca de uma alimentação saudável, sem pesticidas ou adubação química. Fiscalizar a manutenção das áreas de preservação ambiental, matas ciliares e cabeceiras dos rios. Olhar o Cerrado com o respeito que ele merece como a maior biodiversidade do mundo.

Voltando para os problemas urbanos, não podemos esquecer o trágico sistema de saúde de Brasília, que toda semana frequenta as manchetes das páginas de cidade dos nossos jornais, expondo o sofrimento humano. Do aumento da criminalidade em todo DF, com ênfase a violência sexual, assaltos e sequestros relâmpagos.

Acompanhando de perto as novas tecnologias sustentáveis aplicadas e várias partes do mundo, construindo uma economia verde para retirar as pessoas da pobreza, vamos adotar medidas práticas para a concretização do sonho da “Brasília Sustentável” que queremos para nossos filhos e netos. Está na hora de uma mobilização de toda sociedade brasiliense, além dos governos, em defesa da civilidade de nossa cidade e da preservação do nosso patrimônio natural.

*Joe Valle é Deputado distrital pelo PSB/DF

(Visited 1 times, 1 visits today)