Blogueiros brasilienses são persona-non-grata para Câmara Legislativa do DF

Publicado em: 21/06/2012

Há exatos 10 dias, publicamos uma matéria repercutindo texto do blog da “Maria Frô”, sobre os gastos do governo do Distrito Federal com publicidade nas grandes mídias, questionando a publicidade para internet na Câmara Legislativa do Distrito Federal (+aqui).

Na manhã desta quinta (21), pelo Twitter, ficamos sabendo através do blogueiro Odir que o blog Buffet Porcão do ex-jogador de futebol Neto foi agraciado com um banner da CLDF, anunciando a votação da nova logo da Casa.

Para 2012, a CLDF aprovou um plano integrado de comunicação social cuja verba de R$ 35.5 milhões foi publicada na edição do Diário da Câmara Legislativa de 4 de abril de 2012. Já vimos propaganda em emissoras de televisão e em alguns jornais. Já os sítios non gratos, os blogs brasilienses, não conseguem nem uma resposta sobre quais são os critérios para estar credenciados para receber verba publicitária da CLDF.

A pergunta que Câmara em Pauta faz é: porque anunciar novidades de uma Casa de Leis do Distrito Federal em um blog sobre futebol e de um blogueiro paulista? Será que o público alvo da CLDF é o que frequenta blogs esportivos? Nos televisivos jornalísticos, a palavra “futebol” é dita pelo apresentador, como quem avisa da mudança de assunto. Talvez seja exatamente isto que a Mesa Diretora e a Coordenação de Comunicação Social da Casa queiram dizer para os blogs de Brasília quando questionados sobre a verba publicitária da Casa: futebol…

Histórico – Vale relembrar que no início do ano, durante um atrito entre a CLDF e a imprensa brasiliense, ( +aqui ) a deputada Celina Leão (PSD) denunciou no plenário que o Correio Braziliense recebe sozinho mais que muitos juntos e mais que uma emissora de TV  (+aqui). Na mesma época, o presidente da Casa, Deputado Patrício (PT) propôs aos seus colegas aprovar um projeto de lei, onde todos os veículos de comunicação recebam a mesma cota da verba publicitária (+aqui) .

A deputada Eliana Pedrosa (PSD) interpelou a coordenadoria de comunicação pedindo informações sobre esses gastos, mas a resposta nunca chegou até a dputada distrital nem a nós ( +aqui ) e depois tudo voltou a ser como antes entre CLDF e grande imprensa (+aqui ). Perguntamos mais uma vez sobre a distribuição no mês passado ( +aqui ) e não recebemos resposta alguma.