Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Pesquisas de Comunicação serão apresentadas no 2º Ciclo Acadêmico

Postado por Simone de Moraes

27/05/2012 16:31


Crédito: CLDF

Cinco pesquisas de pós-graduação da área de Comunicação serão apresentadas e debatidas na próxima segunda-feira (28), a partir das 14h, no plenário da Câmara Legislativa, durante o 2º Ciclo Acadêmico: A Câmara Legislativa recebe a UnB. Os trabalhos do dia terão como mediador o coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UnB, professor Luiz Gonzaga Motta, e como debatedora a professora Tânia Siqueira Montoro.

 As inscrições para participação no 2º Ciclo Acadêmico são gratuitas e podem ser feitas na recepção do evento antes do início das atividades do dia. Outras informações: Escola do Legislativo do DF (Elegis/CLDF) – (61) 3348-8514 e (61) 3348-9025 – elegisprojesp@cl.df.gov.brwww.cl.df.gov.br/cldf/escola-do-legislativo.

As atividades do ciclo foram abertas no dia 14 de maio e prosseguirão até 4 de junho, sempre às segundas-feiras, das 14h às 18h, no plenário da Câmara Legislativa. Durante o fórum serão apresentadas 20 pesquisas defendidas nos programas de pós-graduação em áreas como arquitetura, urbanismo, geografia, comunicação e desenvolvimento sustentável.

 O ciclo é aberto à participação de todos os interessados, como parlamentares, assessores de parlamentares, técnicos e servidores das secretarias do GDF e das Administrações Regionais e representantes do Ministério Público, além de profissionais e estudantes de áreas relacionadas aos temas apresentados.

Comunicação – Para o coordenador de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da UnB, Luiz Gonzaga Motta, o 2º Ciclo Acadêmico é uma iniciativa “original e oportuna”, que aproxima a universidade da cidade. Ressaltou a importância de se manter a relação das pesquisas realizadas nos laboratórios da universidade com a cidade onde ela existe e com os problemas reais do dia a dia, “sem perder o vínculo com a boa teoria”.

Segundo Gonzaga, as cinco teses a serem apresentadas pelo Programa de Pós-graduação da área de Comunicação da UnB durante o 2º Ciclo Acadêmico foram selecionadas em função da relevância social e das contribuições que oferecem ao desenvolvimento físico e social do Distrito Federal. Elas dizem respeito a temas variados da cidade, desde as sugestões de um governo eletrônico até as possibilidades de expansão da radiodifusão comunitária, passando pela representação dos segmentos sociais da cidade e periferia em suportes tecnológicos distintos.

“Mais importante ainda é o fato de as pesquisas abordarem os temas não só pelo seu lado teórico ou conceitual, mas também pela sua face prática. As pesquisas apresentadas trazem sugestões de como aproximar governo e população, como utilizar a tecnologia simples em processos educativos, e outras sugestões de políticas públicas da área da comunicação, cultura e educação. Elas não são apenas a amostra de uma teoria da comunicação, mas suas teorias vinculam-se diretamente ao mundo prático da vida”, acrescentou  Motta.

Serão apresentadas na próxima segunda-feira (28) as seguintes pesquisas: O Governo Eletrônico como instrumento de aproximação do Governo e o Cidadão. Autora: Cristiane Arakaki, orientador: prof. Dr. Carlos Eduardo Machado da Costa Esch; Política Pública de Radiodifusão Comunitária no Brasil – Exclusão como estratégia de contra-reforma. Autor: Cristiano Aguiar Lopes, orientador: prof. Dr. Murilo César Oliveira Ramos. As representações sociais do rap brasiliense na mídia regional da cidade. Autora: Gleice Aparecida de Assumpção , orientadora: profa. Drª Lavina Madeira Ribeiro; Jeitos de Ver, Formas de Narrar: itinerários fotográficos no Riacho Fundo II. Autor: André Luís Carvalho, orientador: prof. Dr. Marcelo Feijó Rocha Lima; e Nas mãos dos jovens: modalidades de uso do celular para produção de vídeos no contexto de uma escola. Autor: Leyberson Lelis Chaves Pedrosa, orientadora: profa. Drª Susana Madeira Dobal Jordan.

 

 
José Coury Neto – Coordenadoria de Comunicação Social
(Visited 1 times, 1 visits today)