Programa Educação para a Cidadania objetiva aproximar CLDF da comunidade

Publicado em: 12/03/2012

A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou o programa “Educação para a Cidadania”, instituído pelo Projeto de Resolução nº 20/2011 e publicada no Diário da Câmara Legislativa (DCL) desta segunda (12). O objetivo é aproximar estudantes, organizações sociais e a sociedade do Poder Legislativo local, através da formação de consciência política para o exercício da cidadania. O projeto é voltado para estudantes, professores, agentes públicos, lideranças comunitárias e cidadãos em geral.

A resolução publicada hoje prevê que o projeto seja coordenado e executado pela Escola do Legislativo (Elegis) da CLDF e engloba dois programas. “Conhecendo o Parlamento”, que apresenta o Poder Legislativo e a relação com a representação política, com a democracia e com a participação popular, através de quatro projetos: Cidadão do Futuro, destinado a estudantes do ensino fundamental; Jovem Cidadão, voltado para alunos dos ensinos médio e superior; Cidadania para Todos, destinado aos idosos; e Câmara Legislativa vai à Escola, que levará ao ensino básico e superior a discussão sobre o papel do Poder Legislativo.

O outro programa, “Câmara Legislativa e Cidadania”, deve aprofundar o debate sobre temas de interesse da sociedade brasiliense, pela interação através da produção, transmissão e reprodução de conteúdos audiovisuais pela TV Distrital da Câmara Legislativa. Já o módulo “Polis” prevê a realização de seminários, cursos e outras iniciativas de educação política.

A Assessoria Legislativa da CLDF deverá disponibilizar consultores legislativos para atuar como palestrantes e instrutores nos programas e projetos que compõem a Educação para a Cidadania. A resolução autoriza a CLDF a firmar convênios e acordos de cooperação com instituições educacionais públicas e privadas do DF.

A ideia é válida e o Câmara em Pauta espera que o projeto saia do papel para servir à sociedade do DF e que realmente aproxime a CLDF do povo.

Foto, CLDF.