Benedito Domingos na mira do TJDFT

Publicado em: 21/03/2012

Na tarde desta terça (20), o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) recebeu nada mais nada menos que vinte e duas denúncias do Ministério Público do DF (MPDFT) contra o deputado distrital Benedito Domingos (PP). Consta nas denúncias que em 2008 os processos licitatórios da ornamentação natalina nas regiões administrativas do DF foram direcionados para beneficiar as empresas de parentes do parlamentar.

Além de Domingos, o MPDFT denunciou outras pessoas pela suposta fraude, mas o parlamentar é o único que detém prerrogativa de foro privilegiado e por isso as denúncias contra ele devem ser recebidas pelo Conselho Especial, órgão competente para julgar ações penais contra deputados distritais.

Foram denunciados ainda o ex governador José Roberto Arruda, o ex secretário de governo José Humberto Pires de Araújo,  os servidores Geovani Rosa Ribeiro e Irio Depieri Além destes, estão no rol de denunciados o filho de Benedito, Sérgio Alberto Domingos, o neto Leandro Domingos da Silva e a nora Sabrina Lima da Silva e os empresários Anderson José da Cunha, Marcuzalém Amaral Cunha e Ricardo Pereira Campos.

A denúncia – De acordo com o MPDFT entre 2007 e 2010, os denunciados, “voluntária e conscientemente, agindo em unidade de desígnios, se associaram, em quadrilha, de forma estável e permanente, para o fim de cometerem crimes contra a Administração Pública do Distrito Federal. Entre eles os referentes às ornamentações natalinas dos anos de 2007 a 2010, as ornamentações para os carnavais de 2008 a 2010 e as ornamentações para comemoração dos 50 anos de Brasília”.

Com relação ao deputado Benedito Domingos, o MP afirma que ele exigia dos integrantes do GDF facilidades para beneficiar seu filho Sérgio, franqueando a ele pleno acesso à Administração Regional de Taguatinga, mantendo-o atualizado sobre os valores repassados às Administrações Regionais para realização de licitações e fornecendo-lhe ainda informações privilegiadas para a execução dos crimes. A decisão colegiada pelo recebimento das denúncias foi unânime.

Através de sua Assessoria de Imprensa, o deputado Benedito Domingos informou que "está seguro de que a justiça prevalecerá. O processo inicia agora. Momento em que os argumentos de defesa começarão a serem apresentados".