Compartilhar
Tweetar

Sono ou álcool aumentam a criatividade, segundo estudo

Publicado em: 22/02/2012

 

 

A revista Wired publicou duas pesquisas diferentes e independentes feitas nos Estados Unidos e que concluem que o cérebro é mais criativo quando a pessoa está com sono ou sob efeito de álcool.

Um dos estudos foi conduzido por cientistas da Universidade de Illinois em Chicago e comparava a percepção de estudantes sóbrios e bêbados, diante de alguns quebra cabeças e problemas de lógica. Os que consumiram álcool apresentaram resultados 30% melhores do que os que não beberam.

O outro estudo foi feita por pesquisadores da Universidade de Albion, em Michigan e comparou o desempenho de estudantes em tarefas de álgebra feitas no início da manhã e no início da noite e o resultado obtido pelos estudantes sonolentos foi 50% melhor que os que estavam descansados. Em ambos os casos, os estudantes tinham um prazo de 4 minutos e meio para resolver as questões.

Segundo os pesquisadores, o cérebro das pessoas sonolentas precisa se concentrar mais, por isto eles conseguem uma espécie de superação. Quanto aos embriagados, os pesquisadores afirmam que apresentaram maior propensão a ter “insights” repentinos e maior probabilidade de encontrar uma solução inesperada nos problemas de lógica. 

Para conferir a reportagem original com maiores detalhes, clique aqui. Texto em inglês.  

Com informações da revista Wired. Imagem, Rachel Carter.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03