Corrupção causa demissão de presidente na Alemanha

Publicado em: 17/02/2012

Para quem acha que denúncias de corrupção na política só acontecem no Brasil, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, renunciou nesta sexta (17) no Palácio de Bellevue, após ser alvo de acusações por corrupção e tráfico de influência que vinham abalando sua gestão há meses. Wuff declarou que a confiança dos cidadãos está afetada e ele, não poderia seguir exercendo a função. “Por isso renuncio", disse Wulff.

A renúncia acontece um dia após a Procuradoria de Hannover, no norte do país, solicitar ao o Parlamento alemão Bundestag, que retire a imunidade de Wullf para abrir investigação contra o presidente.

Desde meados de dezembro, Wulff, de 52 anos, é alvo de críticas dos meios de comunicação alemães que o acusam de ter tentado abafar um caso de crédito privado obtido da esposa de um amigo industrial quando era chefe do governo regional da Baixa Saxônia.

Quem não deve ficar muito satisfeita é Angela Merkel com a perda de um aliado no momento em que enfrenta a crise na zona do euro, justamente com o candidato conservador que a chanceler elegeu com dificuldades, em junho de 2010.

Desde dezembro, o presidente da Alemanha vem sendo alvo de críticas dos meios de comunicação alemães, acusados de tentar abafar um caso de crédito privado obtido da esposa de um amigo industrial quando era chefe do governo regional da Baixa Saxônia.

O presidente alemão sempre rejeitou estas acusações e em meados de janeiro havia excluído a possibilidade de renúncia.

Com informações e foto AFP.