Vigilante e sem papas na língua

Publicado em: 10/11/2011

Como sempre vigilante na defesa do governo que ajudou a eleger, e totalmente sem papas na língua o deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, falou da vinda de parlamentares do partido Democratas e do PSDB, à CLDF, no início da tarde de hoje(09) para protocolar um pedido de impeachment do governador Agnelo Queiroz. Para Vigilante, os parlamentares do DEM estiveram no lugar errado.

“O lugar ideal para o senhor senador Álvaro Dias (PSDB) é que ele pegasse um avião para Roraima, onde o governador Anchieta Júnior está com o mandato cassado por desvio de recurso”, disse Chico. Já o senador Demóstenes Torres (DEM), fala Chico, deveria cuidar dos desmandos do Estado de Goiás. “Ele deveria vir a público explicar à sociedade as histórias da CPI da TAM. E ele sabe que eu sei o que dizer dele”, alertou. Quanto ao deputado gaúcho, Onyx Lorenzoni (DEM), este “deveria estar preocupação com o apoio que ele deu à governadora Iêda Crusius (PSDB), o governo do Rio Grande do Sul mais corrupto da história”, destacou Vigilante. E emendou:

“Portanto, não venham à Câmara Legislativa do DF nos dizer o que fazer. Nós não somos comandados por eles. Que cuidem do quintal deles, porque do nosso terreiro, cuidamos nós”, afirmou Chico Vigilante.

O parlamentar petista ressaltou ainda que a atitude dos parlamentares do DEM e do PSDB é de uma oposição desesperada, sem proposta, sem foco, que quer desestabilizar o governo de Agnelo Queiroz.

Doações da União Química

No mesmo comunicado, Vigilante leu uma nota do blog da jornalista Ana Maria Campos, em que ela informa, com base em informações extraídas do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), doações de campanhas feitas pela União Química a diversos parlamentares do DF, na última eleição e em outras anteriores. (leia nota na íntegra abaixo).

Para Chico Vigilante, a política se tornou uma coisa muito cínica e relembrou o senador da República desaparecido em um acidente de avião, Ulysses Guimarães. E disse que ele deve estar se remoendo na sepultura com os rumos da política no Brasil com essa onda de “denuncismo” que assolou a política e ameaça a beleza da Democracia. E enfatizou: “Não se derruba um governador  eleito democraticamente como o Agnelo foi. Não queriam imputar ao governador Agnelo Queiroz  uma coisa que ele não praticou”.

Depoimento irregular

Chico Vigilante lembrou mais uma vez o depoimento que a deputada Celina Leão, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CLDF, tomou de Daniel Tavares, em um dia domingo (23/10), na residência da deputada Eliana Pedrosa, denunciado por ele na sessão de ontem. “Eu sou integrante da comissão e não fui convocado. Repito que é irregular. Eu, Chico Vigilante, se um elemento me pedir dinheiro desta forma, eu dou voz de prisão e o recolho à delegacia na mesma hora. Era isso o que as deputada deveriam ter feito”, afirma.

As doações da União Química

Envolvida nas denúncias no DF, a União Química doou R$ 525,7 mil para campanhas nas eleições de 2010.

Veja para quem a empresa fez doações:

Agnelo Queiroz (PT) – R$ 200 mil
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) – R$ 100 mil
Milton Barbosa Rodrigues (PSDB)* – R$ 60 mil
Deputado federal Silvio Costa (PTB-PE) – R$ 50 mil
Leonardo Gadelha (PSC-PB) – R$ 40 mil
André Lucena (PV-PE) – R$ 30 mil
Romeu Tuma (PTB-SP) – R$ 25,7 mil
Roberval Conte Lima (PTB-SP) – R$ 20 mil

* Detalhe: O ex-deputado distrital Milton Barbosa é irmão de Durval Barbosa, o delator da Operação Caixa de Pandora.

A empresa também fez contribuições na campanha de 2006:

Maria de Lourdes Abadia (PSDB) – R$ 200 mil
Raul Jungmann (PPS-PE)- R$ 71.428,58
Saraiva Felipe (PMDB-MG) – R$ 50 mil
Gilberto Nascimento (PMDB-SP) – R$ 28.571,43
Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) – R$ 28.571,43
Manoel Alves da Silva Júnior (PSB-PB) – R$ 14.285,71
Total – R$ 392.857,16

*O dono da União Química, Fernando Marques, é filiado ao PTB-DF. Chegou a ser cotado como suplente na chapa ao Senado de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).