Câmara Legislativa discute criação da RA do Vale do Amanhecer

Publicado em: 10/11/2011

Os 42 anos do Vale do Amanhecer foram comemorados com um encontro no Centro Educacional Vale do Amanhecer, na Vila Pacheco, que reuniu moradores, estudantes, professores, lideranças e políticos.

Por iniciativa do deputado Agaciel Maia, a Câmara Legislativa realizou audiência pública na noite desta quarta-feira (09/11) para discutir a criação da Região Administrativa do Vale do Amanhecer com a presença de mais de 250 pessoas. O evento foi presidido pelo deputado Agaciel Maia e contou com a presença de diversas autoridades: os deputados Ailton Gomes, Olair Francisco e Eliana Pedrosa, além do gerente regional do Vale do Amanhecer, Ademar Torres, e dos administradores regionais de São Sebastião, Janine Barbosa, de Santa Maria, Marcinho, e de Planaltina, Nilvan Vasconcelos.

Localizado a 50 quilômetros do centro de Brasília, o Setor Habitacional Vale do Amanhecer, em Planaltina, foi fundado pela caminhoneira e nordestina Neiva Chaves Zelaya, conhecida como Tia Neiva, que chegou ainda jovem na nova capital e, aqui, participou ativamente da construção de Brasília.

Tia Neiva e seu grupo chegaram ao Vale no dia 9 de novembro de 1969. Hoje, o Vale do Amanhecer é uma pequena cidade que abriga cerca de 40 mil pessoas.

Para o deputado Agaciel Maia, “o Governo precisa levar mais escolas, posto de saúde, transporte público, delegacia, policiamento e melhorias para a população. Com recursos próprios, a região poderá se desenvolver e a comunidade ganhar infraestrutura”, argumentou o deputado Agaciel, que lembrou na abertura de seu discurso Tia Neiva. “Assim que cheguei em Brasília, em 74, tive oportunidade de conhecer Tia Neiva e seu trabalho. Conheço hoje várias pessoas daqui e sabemos da necessidade da comunidade se tornar independente, pois o Vale passará a ter orçamento próprio, pelo menos R$ 4 ou R$ 5 milhões por ano, e os moradores terão como cobrar de perto as benfeitorias que precisam”.

Na Câmara Legislativa, o deputado Agaciel Maia apresentou proposta para a criação da Região Administrativa, lembrando que o Vale está completando 42 anos e que muitas outras cidades mais novas já são independentes, como é o caso do Itapoã, Jardim Botânico, Varjão e Vicente Pires. “Hoje quero ouvir a todos, pois a Câmara Legislativa está aqui. Quero conhecer todas as demandas e reivindicações da comunidade para que o Governo possa trazer educação, segurança, saúde e transporte para o local. Temos que investir nos jovens, com cursos técnicos profissionalizantes. Essa é a maneira de não os deixarmos nas ruas, a mercê das drogas. E essa é minha grande bandeira”, ressaltou o parlamentar lembrando a necessidade do Governo investir em cursos para o Menor Aprendiz.

A audiência foi encerrada com o “parabéns pra você” e o corte do bolo.