Compartilhar
Tweetar

Até agora, apenas 24,3% do orçamento do GDF foi empenhado

Publicado em: 20/11/2011

O deputado Chico Leite pesquisou os números relativos aos investimentos do governo em seus primeiros 11 meses e constatou uma tendência que se verifica a cada quatro anos. “Todo novo governo sofre dificuldades de execução orçamentária em seu primeiro ano, pois é obrigado a seguir o planejamento orçamentário elaborado pelo governo anterior. Na maioria dos casos, as prioridades do novo governador não coincidem com a do anterior”, explica.

Para este ano a previsão orçamentária do Distrito Federal, elaborada no fim de 2010, é de R$ 3,27 bilhões. Até agora, no entanto, apenas R$ 799 milhões foram efetivamente empenhados nas diversas áreas do governo, o que representa cerca de 24,3% do total autorizado. “O governo anterior previu para 2011 uma arrecadação maior do que a recebida. Além disso, havia a expectativa de recebimento de empréstimos internacionais que não se concretizaram”, avalia Chico Leite. O parlamentar disse ainda que trabalha para que o cenário seja outro no ano que vem. “Estamos elaborando o orçamento de 2012 com muito cuidado e com foco nas áreas prioritárias para o governo”, afirma.

Na quinta-feira (17/10), o deputado Agaciel Maia também preocupado com a questão, apresentou sugestão à assessoria do Governador para que seja prorrogada por uma semana (até 16/12) os prazos para apresentação das emendas de empenho. “Tivemos um baixo nível de execução, por isso é aconselhável que seja prorrogado os prazos das emendas de empenho por pelo menos mais uma semana, até o dia 16 de dezembro. O encerramento no dia 9 poderá prejudicar os procedimentos licitatórios em andamento de obras que levam melhorias para as comunidades”, argumentou o deputado Agaciel.

 

Foto Carlos Candra

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03