Compartilhar
Tweetar

A morte da juíza e o juízo do valor da vida

Publicado em: 25/08/2011

Artigo do Deputado Distrital Wellington Luiz – O assassinato da Juíza Patrícia Lourival Acioli, 47 anos, morta na última quinta-feira (11) em Piratininga, região oceânica de Niterói (RJ), foi um dos casos mais divulgados nos noticiários nacionais e até internacionais. De imediato, houve grande comoção social, pois era uma referência no enfrentamento de milícias e grupos de extermínio. A imprensa se mobilizou, ONGs se manifestaram, religiosos, políticos e empresários parecem que acordaram para uma realidade que, até aquele momento, parecia não existir em solo brasileiro. Foi preciso que morresse uma juíza para que o poder público e a sociedade acordassem e sentissem o que os policiais já sentem de modo amplo e sem quem chore tantas mortes.

Todos os dias operadores da segurança pública estão sendo mortos pelas mesmas razões, em situações bem mais violentas do que aquela que vitimou a magistrada. É preciso ter olhar diferenciado sobre tais casos, mas enquanto a mídia e grupos privilegiados continuarem emprestando valores diferentes à vida humana, muito pouco poderá ser feito para que a violência não continue prosperando.

É lamentável a morte da magistrada, mas não podemos deixar de sentir a mesma indignação quando morre um policial ou um outro trabalhador que tem a mesma coragem de enfrentar injustiças e grupos mafiosos. E, se no rol dos mártires agora que se verte o sangue de um dos membros da magistratura, há de se considerar que essa terra em que pisamos por muito tempo tem sido regada com as lágrimas de milhares de viúvas e órfãos de policiais. Esses têm sido os verdadeiros mártires anônimos, no anonimato de suas ações que não encontram reconhecimento em tempo algum.

Até que as coisas mudem, a morte de policiais continuará não causando indignação a ninguém. E não será por causa da morte da juíza e sim pela morte do juízo que fazem do valor da vida.

 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03